24 horas de Le Mans 1957
Recorde da Jaguar: 5 carros inscritos, 5 classificados entre os 6 primeiros (primeiro, segunda, terceiro, quarto e sexto), todos são Jaguar Tipo D. Os velozes carros ingleses tiveram aumentada sua cilindrada para 3.8 litros. Sua potência aumentou para 306HP, e na grande reta eles chegaram a atingir 288km/h. Vencedores: Ron Flockart e Ivor Bueb.
Primeira participação do australiano Jack Brabham, campeão da Fórmula 1 em 59, 60 e 66. Brabham participará da corrida três vezes: em 57, 58 e 70. Sua melhor classificação foi um 15º lugar em 1957. Abandonou em 58 com Aston Martin, e em 70 com Matra Simca.
Novo recorde de volta, feita a mais de 200 km/h. Exatamente 203.015km/h, com Mike Hawthorm dirigindo uma Ferrari 335. Porém, a Scuderia italiana foi vencida na prova pela confiabilidade dos Jaguares. Piero Taruffi e Mike Hawthorn pilotavam carros Ferrari Type 335, desde 1956, a fábrica tinha voltado com a configuração de motores V12. O motor do 335 tinha uma capacidade pouco acima dos 4 litros. No entanto, ao final da temporada os motores foram excluídos pelo regulamento. Mesmo perdendo em Le Mans, o 335 deu a Ferrari o Campeonato de Carros Esporte de 1957.
Para assegurar o interesse do público e fábricas, deixa de existir qualquer limite de cilindrada do motor ou de gasto de combustível.
A Porsche ganha a Classe 1101cc a 1500cc com os pilotos Ed Hugus e Carel Godin de Beaufort conduzindo o modelo RS550A.
Com a vitória em 1957, a equipe inglesa Jaguar completa 5 triunfos em Le Mans e supera em vitórias as fábricas da Bentley e Alfa Romeu, ambas com 4 vitórias.
Classificação Geral
1 S 5000 3 Ron Flockhart/Ivor Bueb - Jaguar D-Type - 327 voltas
2 S 5000 15 Ninian Sanderson/John Lawrence - Jaguar D-Type - 319 voltas
3 S 5000 17 Jean Lucas/Jean-Marie Brousselet - Jaguar D-Type - 317 voltas
4 S 5000 16 Paul Frére/Freddy Rousselle - Jaguar D-Type - 310 voltas
5 S 5000 8 Stuart Lewis-Evans/Martino Severi - Ferrari 315 S - 300 voltas
6 S 5000 4 Duncan Hamilton/Masten Gregory - Jaguar D-Type - 299 voltas
7 S 2000 28 Lucien Bianchi/Georges Harris - Ferrari 500 TRC - 288 voltas
8 S 1500 35 Ed Hugus/Carel Godin de Beaufort - Porsche 550A RS - 286 voltas
9 S 1100 62 Herbert MacKay-Fraser/Jay Chamberlain - Lotus 11 - 285 voltas
10 S 2000 31 Peter Bolton/Ken Rudd - AC Ace Bristol - 281 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário