quinta-feira, 14 de novembro de 2013

1958 – Ferrari Ganha em Le Mans

24 Horas de Le Mans 1958
Para 1958, o Campeonato Mundial de Carros Esporte seria corrido com carros de motor com capacidade máxima de 3 litros. A fórmula 3 litros tirou a Maserati e a Jaguar da disputa, no entanto, encorajou um novo competidor, a Porsche, que duelou com a Ferrari e com a veloz, porém frágil, Aston Martin. Desde a primeira corrida em Buenos Aires, ficou óbvio que o Testa Rossa era o melhor carro da temporada.
Depois das vitórias nos anos de 1949 e 1954, a marca Ferrari vence pela terceira vez a prestigiosa corrida que acontece no sul da França. Os pilotos vencedores foram o americano Phil Hill e o belga Oliver Gendebien. Hill é o primeiro norte-americano e Gendebien o primeiro belga a vencerem em Le Mans. Conduziram uma Ferrari 250TR Testa Rossa. A denominação foi criada porque a tampa do cabeçote era pintada de vermelho. O carro possuía motor V12 de 2953cc. Hill seria campeão do mundo de Fórmula 1 em 1961. A corrida foi apimentada com uma chuva insistente durante 15 das 24 horas e os pilotos tiveram que enfrentar diversas adversidades. A vitória de Hill e Gendebien em Le Mans deu à Ferrari o título do campeonato de 1958. Três Ferraris 250TR foram inscritas pela fábrica italiana para Le Mans, mas só uma terminou. Considerando que estava em 1º lugar, ninguém se preocupou muito com as outras. A vitória de Phil Hill e Oliver Gendebien foi a terceira da Ferrari em Le Mans e seu terceiro Campeonato seguido de Carros Esporte.
Em um acidente no Tour de France, morre Peter Whitehead, vencedor com um Jaguar em 1951, tinha 43 anos de idade.
Segunda participação do australiano Jack Brabham, campeão da Fórmula 1 em 59, 60 e 66. Brabham participará da corrida três vezes: em 57, 58 e 70. Sua melhor classificação foi um 15º lugar em 1957. Abandonou em 58 com Aston Martin, e em 70 com Matra Simca.
Estréia do australiano Graham Hill, que será bicampeão da F1 em 1962 e 1968. Correrá em Le Mans 10 vezes, até 1972. Sua melhor colocação será também em 72, quando ganhará a prova em dupla com o francês Henri Pescarolo pilotando um Matra-Simca.
Estréiam em Le Mans os Porches modelos RS e RSK. A fábrica de Stutgart ganha em duas classes, na Classe 1101cc a 1500cc são campeões os pilotos Edgar Barth e Paul Frére com o modelo RSK. Já na Classe 1501cc a 2000cc vencem os pilotos Jean Behra e Hans Herrmann também conduzindo um modelo RSK. Aos poucos, a Porsche vai aumentando a potencia dos seus motores, para tentar alcançar o que viria a ser a glória suprema de vencer a prova no geral.


Classificação Geral
1 S 3000 14 Olivier Gendebien/Phil Hill - Ferrari 250 TR58 - 305 voltas
2 S 3000 5 Graham Whitehead/Peter Whitehead - Aston Martin DB3S - 293 voltas
3 S 2000 29 Jean Behra/Hans Herrmann - Porsche 718 RSK Spyder - 291 voltas
4 S 1500 31 Edgar Barth/Paul Frère - Porsche 718 RSK - 290 voltas
5 S 1500 32 Carel Godin de Beaufort/Herbert Linge - Porsche 550A RS - 288 voltas
6 S 3000 21 Jean Blaton/Alain de Changy - Ferrari 250 TR - 279 voltas
7 S 3000 22 Ed Hugus/Ray Erickson - Ferrari 250 TR - 278 voltas
8 S 2000 28 Richard Stoop/Peter Bolton - AC Ace LM Prototype - 257 voltas
9 S 2000 27 Hubert Patthey/Georges Berger - AC Ace Bristol - 255 voltas
10 S 1500 34 Jacques Dewes/Jean Kerguen - Porsche 550A RS - 254 voltas

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