quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

1960 – Ferrari Começa a Ditar sua Lei

24 Horas de Le Mans 1960
Vitória da Ferrari de Paul Frère e Oliver Gendebien. O Testa Rossa original perdeu seus apetrechos em 1958, e foi substituído em 1959, por um desenho de Pininfarina. O 250TR foi construído por Fantuzzi, porque Scaglietti estava muito ocupado construindo as 250GT Berlinetas e Spiders. Foi em um desses carros que, em 1960, a dupla de belgas Paul Frère e Oliver Gendebien levaram a Ferrari ao lugar mais alto do pódio em Le Mans. O vencedor da corrida francesa era um TR60. Sua mudança mais visível em relação aos carros de 1959 era o grande para-brisa, introduzido para ficar de acordo com as novas regras. Considerando que logo ficava coberto de insetos esmagados pelo vento, ele não era muito popular entre os pilotos.
Para as 24 Horas de Le Mans de 1960 a Porsche desenvolveu uma carroceria especial que parecia um cupê com um grande teto solar permanentemente aberto. A traseira se resumia às saídas de ar. Chamava a atenção o limpador de para-brisa do lado de dentro para ser usado quando o vidro embaçava. A Porsche ganha na classe de 1301 a 1600cm³ com o modelo 1600GS pilotado por Herbert Linge e Hans Joachim Walter.
Estréia do Porsche 356 Carrera Abarth com 135HP e 805KG, atinge 220km de velocidade máxima. Seu design é diferente, foi desenhado e construído por italianos. Consegue a décima posição no geral.
Segunda participação do escocês Jim Clark, bicampeão da Fórmula 1 em 1963 e 1965. O piloto correria três vezes seguidas em Le Mans, nos anos de 1959, 1960 e 1961. Sua melhor qualificação foi justamente nesta edição com um terceiro lugar obtido com Aston Martin em dupla com Roy Salvadori, um dos vencedores de 59.
Primeira participação do Chevrolet Corvette. O veículo consegue um bom oitavo lugar pilotado por dois americanos, John Fitch e Bob Grossman. Os outros três Corvettes inscritos não conseguem terminar a prova.
Classificação geral
1 S 3.0 11 Paul Frère/Olivier Gendebien - Ferrari 250 TR59/60 - 314 voltas
2 S 2.0 17 Ricardo Rodríguez/André Pilette - Ferrari 250 TR59 - 310 voltas
3 S 3.0 7 Roy Salvadori/Jim Clark - Aston Martin DBR1/300 - 306 voltas
4 GT 3.0 16 Fernand Tavano/Pierre Dumay - Ferrari 250 GT SWB - 302 voltas
5 GT 3.0 18 George Arents/Alan Connell Jr. - Ferrari 250 GT SWB - 300 voltas
6 GT 3.0 22 Leon Dernier/Pierre Noblet - Ferrari 250 GT SWB - 300 voltas
7 GT 3.0 19 Ed Hugus/Augie Pabst - Ferrari 250 GT SWB - 299 voltas
8 GT 5.0 3 John Fitch/Bob Grossman - Chevrolet Corvette - 281 voltas
9 S 3.0 8 Ian B. Baillie/Jack Fairman - Aston Martin DBR1/300 - 281 voltas
10 GT 1.6 35 Herbert Linge/Heini Walter - Porsche 356B Abarth GTL - 269 voltas



Nenhum comentário:

Postar um comentário