24 Horas de Le Mans
O Público de Le Mans em 1964 assistiu o início do grande empenho da Ford para vencer a Equipe do Cavalinho Rampante. Três carros V8 foram inscritos, porém, mais uma vez, foi uma Ferrari que venceu. Os vencedores foram Jean Guichet (França) e Nino Vaccarella (Itália) em uma Ferrari 275P de 3,3 litros. Atrás dele vieram dois 330P, o mesmo carro, só que com um motor de 4 litros.
Foi a estréia oficial do Ford GT40, um carro projetado para a Ford por Eric Broadley, da pequena fábrica inglesa Lola Cars. Os modelos GT40-Mark I foram construídos na Inglaterra. O motor central era um V8 de comando de válvulas no bloco e 4,7 litros de cilindrada. Devidamente preparado, o motor fornecia 390 cv de potência. Antes de Le Mans, o carro estreou no Campeonato Mundial de Marcas nos 1000 Kms de Nurburgring com os pilotos Bruce Mclaren e Phil Hill. Nos treinos foi o segundo mais rápido. Na corrida, Hill chegou a ocupar a segunda posição, mas problemas de suspensão não o deixaram completar a dura prova alemã.
Para a prova francesa, a Ford alinhou três unidades do GT40. A prova tradicionalmente começa num sábado, sempre às 16 horas. Nos treinos de classificação os carros americanos a segunda, terceira e nona posição. Na corrida, o carro da dupla Richie Ginther/Masten Gregory quebrou a caixa de câmbio da marca Colotti na quarta hora e o de Richard Attwood/Jo Schloesser pegou fogo por causa de um vazamento de gasolina. O terceiro, de Phil Hill e Bruce Mclaren resistiu mais tempo, mas sofreu do mesmo problema. O câmbio não suportava tanta potência. A Ford não terminou, mas os americanos tinham dinheiro de sobra para tentar nos anos seguintes. O GT40 mostrou, entretanto, ser veloz nas retas pelo fato de ter ultrapassado os Ferraris na famosa reta Mulsanne a mais de 320 km/h, número apreciável até os dias de hoje. Ainda registraram a melhor volta da prova, demonstrando grande potencial.
Na corrida seguinte, às 12 horas de Reims, também na França, o câmbio novamente traía o carro da Ford. Na última corrida do campeonato, em Nassau, nas Bahamas, os oito carros Ford que foram à pista não terminaram. A Ford teria de trabalhar muito para resolver os problemas para a próxima temporada.
Registra-se a melhor classificação de um AC Cobra nas 24 Horas de Le Mans, o quarto lugar absoluto.
Segunda participação do piloto inglês John Surtees, campeão da Fórmula 1 neste mesmo ano. John correria 4 vezes em Le Mans, Sendo que a última foi em 1967. Sua melhor qualificação foi nesta edição de 1964 com o terceiro lugar, fazendo inclusive a pole com seu Ferrari.
Estréia em Le Mans o austríaco Jochen Rindt, que será campeão da Fórmula 1, postumamente, em 1970. Correria em nas edições de 1965, 1966 e 1967. Sua melhor classificação em Le Mans será a vitória em 1965, numa Ferrari 275LM, em dupla com o americano Masten Gregory.
Primeira participação do Porsche 904/4, o primeiro carro da marca com carroceria de fibra de vidro e polyester. Conseguiu a 7ª, 8ª, 10ª, 11ª e 12ª posições. Motor de oito cilindros, 2000 cm³, 2 carburadores Weber duplos, freios a disco na frente, 530 kg e velocidade máxima de 230 km/h.
Neste ano, morre Lord Howe, vencedor da corrida em 1931.
Classificação geral
1 P 5.0 20 Jean Guichet/Nino Vaccarella - Ferrari 275P - 349 voltas
2 P 5.0 14 Graham Hill/Jo Bonnier - Ferrari 330P - 344 voltas
3 P 5.0 19 John Surtees/Lorenzo Bandini - Ferrari 330P - 337 voltas
4 GT +3.0 5 Dan Gurney/Bob Bondurant - Shelby Cobra Daytona - 334 voltas
5 GT 3.0 24 Lucien Bianchi/Jean Blaton - Ferrari 250 GTO - 333 voltas
6 GT 3.0 25 Innes Ireland/Tony Maggs - Ferrari 250 GTO - 328 voltas
7 GT 2.0 34 Robert Buchet/Guy Ligier - Porsche 904/4 GTS - 323 voltas
8 GT 2.0 33 Ben Pon/Henk van Zalinge - Porsche 904/4 GTS - 319 voltas
9 GT 3.0 27 Fernand Tavano/Bob Grossman - Ferrari 250 GTO - 315 voltas
10 GT 2.0 31 Gerhard Koch/Heinz Schiller - Porsche 904/4 GTS - 315 voltas
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