sábado, 6 de junho de 2015

1966 – Americanos invadem Le Mans, a Ford entra na disputa para vencer.

24 Horas de Le Mans 1966 – Americanos invadem Le Mans, a Ford entra na disputa para vencer.
As equipes oficiais da Ford prepararam-se para a Le Mans dedicando-se apenas as Provas americanas, dominando às 24 Horas de Daytona e às 12 Horas de Sebring com Ken Miles e Lloyd Ruby, nesta prova americana, carros famosos como Porsche Carrera 6 e Ferrari 330P3 participaram e até um Corvette Stingray ganhou em sua categoria. Os responsáveis pela Ford sabiam que tinham a máquina para vencer o desafio francês.
A Edição de Le Mans 1966 foi um final de semana muito aguardado pela Ford, pois a fábrica havia tentado nos dois anos anteriores e foi derrotada pela Ferrari. Nada menos que oito Mark II estavam na partida, distribuídos pelas equipes Shelby-American e Holman Mody (três carros cada) e Alan Mann (dois carros). Havia ainda cinco GT40.
A lista de pilotos de primeira linha poderia formar um Grid dos sonhos. Nos MK2 estavam Graham Hill/Brian Muir, Mario Andretti/Lucien Bianchi, Bruce Mclaren/Chris Amon, Ken Miles/Dennis Hulme, John Witmore/Frank Gardner, Dan Gurney/Jerry Grant, Ronnie Bucknum/Dick Hutcherson, Paul Hawkins/Mark Donohue. Já os GT40, que completavam a poderosa armada da Ford, eram pilotados por Innes Ireland/Jochen Rindt, Jackie Ickx/Jochen Neerspach, Guy Ligier/Bob Grossman, Skip Scott/Peter Revson, Peter Sutcliffe/Dieter Shoerup. A única concorrência que poderia fazer frente a essa armada da Ford vinha de Maranelo. O “Cavalo de Batalha” da Ferrari era o magnífico 330P3 com 50 a 60 cavalos menos que as criaturas de Detroit, isso era compensado pelo menor peso, com benefício para o consumo e o desgaste dos pneus. O Ferrari 330P3 estreou nos 1000km de Monza com vitória da dupla John Surtees/Mike Parkes.
A Le Mans de 1966 foi um evento menos feliz para a Ferrari, onde finalmente a Ford conseguiu a vitória que tanto queria. O então presidente da fábrica americana, Henry Ford II, teve a honra de agitar a bandeira da França autorizando o início da prova.
O Ferrari 330P3 tinha motor V12 de 4 litros, mas os carburadores deram lugar à injeção de combustível da Lucas. Sua potência era de 400hp a 8000rpm e sua velocidade máxima era de 350km/h. As duplas de condutores Ludovico Scarfiotti/Mike Parkes, Lorenzo Bandini/Jean Guichet, Pedro Rodrigues/Richie Guinther adotaram a única estratégia possível, ou seja, pressionar a Ford a esforçar demais a caixa de câmbio e os freios. Teria dado certo se a prova tivesse 12 horas, pois foi precisamente o tempo que as Ferrari duraram. Às quatro da manhã de domingo o caminho estava livre para os três Mk2 sobreviventes. Ao voltar para o circuito no domingo, Henry Ford II deixou claro seu objetivo: “Quero ver os três carros da empresa vencerem a prova”. Estes passearam até o final sem exceder os 5000rpm, quatro minutos era o tempo de volta nas dez últimas horas, num desfile triunfal dos Ford. No final, os três MK2 cortaram a meta juntos, com o carro da dupla Mclaren/Amon vencendo o modelo de Hulme/Miles por apenas um nariz. Em terceiro chegou à dupla Bucknum/Hutcherson.
Le mans 1966 marcou também a primeira participação do carro esporte americano Chaparral, em sua versão 2D. O criador era o norte-americano Jim Hall. As inovações do carro era seu chassi em fibra de carbono e seu cambio hidramático. Nesta edição das 24 Horas, seus pilotos são o americano Phil Hill e o sueco Joakim Bonnier. O carro tem problemas na parte elétrica e abandona a prova.
Estréia do Porsche 906 (também chamado de Carrera 6). Com apenas 2000cc e 210hp, obtém o 4º, 5º, 6º e 7º lugares. Jo Siffert/Colin Davis ganharam na categoria 1601 a 2000cm³ e por Índice de Performance com o Porsche 906/6LH. Gunther Class/Rolf Stommelen conduziram o Porsche 906/6 à vitória no Grupo S. Também debutou neste ano o famoso modelo 911, e com vitória na categoria GT, conduzido pelos competentes Frank Jacques Dewes e Jean Kerguen pilotando a versão 911S.
Segunda participação do neo-zelandês Denis Hulme, que será Campeão Mundial de Fórmula 1 em 1967. Correu ainda em 1961 e 1967. Sua melhor classificação será um segundo lugar em 1966, dirigindo um Ford GT40 em dupla com Ken Miles.
Terceira participação em Le Mans do austríaco Jochen Rindt, que será campeão da Fórmula 1, postumamente, em 1970, isto é foi campeão quando já estava morto. Correu nas edições de 1964, 1965, 1966 e 1967. Sua melhor classificação em Le Mans foi a vitória em 1965, numa Ferrari 275LM, em dupla com o americano Masten Gregory.
Primeira participação do piloto americano Mario Andretti, campeão da F1 em 1978. Andretti participou de 8 edições, sendo a última em 2000 com um Panoz. Sua melhor classificação foi um 2º lugar em 1995 pilotando um Courage-Porsche.
Classificação geral
1 P +5.0 2 Bruce McLaren/Chris Amon - Ford GT40 Mk.II - 360 voltas
2 P +5.0 1 Ken Miles/Denis Hulme - Ford GT40 Mk.II - 360 voltas
3 P +5.0 5 Ronnie Bucknum/Dick Hutcherson - Ford GT40 Mk.II - 348 voltas
4 P 2.0 30 Jo Siffert/Colin Davis - Porsche 906/6L Carrera 6 - 339 voltas
5 P 2.0 31 Hans Herrmann/Herbert Linge - Porsche 906/6L Carrera 6 - 338 voltas
6 P 2.0 32 Udo Schütz/Peter de Klerk - Porsche 906/6L Carrera 6 - 337 voltas
7 S 2.0 58 Günter Klass/Rolf Stommelen - Porsche 906/6 Carrera 6 - 330 voltas
8 GT 5.0 29 Piers Courage/Roy Pike - Ferrari 275 GTB/C - 310 voltas
9 P 1.3 62 Henri Grandsire/Leo Cella - Alpine A210 - 311 voltas
10 GT 5.0 57 Pierre Noblet/Claude Dubois - Ferrari 275 GTB - 310 voltas



Nenhum comentário:

Postar um comentário