Esta foi uma das 24 horas mais velozes de todos os tempos: o 917K dos vencedores Helmut Marko e Gjis Van Lennep venceu com uma média horária de 222,298 km/h. Bateu também o recorde de distância percorrida: 5.335,30 km. Os recordes conseguidos pela Porsche só foram batidos 40 anos depois, quando, em 2010, o Audi R15 conseguiu superar estas marcas.
Os técnicos da Porsche ficaram surpresos por terem vencido a corrida com o veículo de número 22. O motivo é que ele tinha um chassi experimental feito com tubos de magnésio e não de alumínio, como acontecia com os demais 917K. Esse chassi de magnésio deixou o carro tão leve que foi necessário adicionar lastro para respeitar o peso mínimo determinado pelo regulamento da época (800 kg). O mais inusitado é que os pilotos não sabiam que o carro era um modelo experimental dos engenheiros da Porsche.
Durante aquela noite, enquanto chovia, o 917LH de Vic Elford descia a reta de Mulsanne a 362 km/h. O carro de corrida provavelmente mais extraordinário e mais fotografado nas clássicas 24 Horas de Le Mans em 1971 foi o 917/20, também conhecido como “O Porco” por ter em sua pintura o acabamento cor-de-rosa e partes divididas em vermelho como de um porco para o abate. O 917/20 de Reinhold Joest e Willi Kauhsen com o número 23 tinha uma velocidade de 360 km/h. Na corrida de 12/13 de junho, quando estava na quinta colocação ele falhou na 12ª hora por causa de um problema de injeção.
No entanto, a Porsche repetiu em 1971 o sucesso do ano anterior. Dr. Helmut Marko e Gjis Van Lennep dirigiram um 917K da equipe Martini para a vitória. O carro com o número 22 e cor branca tinha sob a carroceria de fibra de vidro um novo e ultraleve chassi tubular de magnésio.
O Ferrari 512M substituiu o 512S, o veículo se mostrou mais rápido do que a versão do ano anterior, mas os carros da Porsche ainda dominaram o campeonato. Ainda durante a temporada de 1971, a FIA anunciou a limitação dos motores em 3.000 cm³ para o ano seguinte. Como os Porsche 917 tinham motores de 5.000 cm³, a fábrica se retirou do mundial de marcas.
Classificação geral
1 S 5.0 22 Dr. Helmut Marko/Gijs van Lennep - Porsche 917K - 397 voltas
2 S 5.0 19 Richard Attwood/Herbert Müller - Porsche 917K - 395 voltas
3 S 5.0 12 Sam Posey/Tony Adamowicz - Ferrari 512M - 366 voltas
4 S 5.0 16 Chris Craft/David Weir - Ferrari 512M - 355 voltas
5 S 5.0 58 Bob Grossman/Luigi Chinetti Jr. - Ferrari 365 GTB/4 - 314 voltas
6 GT +2.0 63 Raymond Touroul/André Anselme - Porsche 911S - 306 voltas
7 P 2.0 49 Walter Brun/Peter Mattli - Porsche 907 - 306 voltas
8 GT +2.0 38 René Mazzia/Jürgen Barth - Porsche 911EC - 303 voltas
9 GT +2.0 42 Jean Mésange/"Gédéhem" - Porsche 911S - 298 voltas
10 GT +2.0 26 Erwin Kremer/Nicolas Koob-Günther Huber - Porsche 911S - 292 voltas
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