domingo, 6 de novembro de 2016

1972 – Matra-Simca, Orgulho Francês

24 Horas de Le Mans 1972
Nesye ano o limite da capacidade dos carros esporte cairia de 5 para 3 litros. O modelo Ferrari 312PB com motor Flat 12 cilindros, projetado por Mauro Forghieri é um clássico que ganhou dez das onze corridas da temporada. Mas a Ferrari não quis duelar em Le Mans com a forte Matra-Simca. A Matra, que participava também do Mundial de F1, concentrou todos os seus esforços e dinheiro para vencer em Le Mans, e inscreveu quatro protótipos tecnologicamente avançados.
Além de três Alfa Romeo, que tinha formado uma equipe com os velozes Vic Elford/Helmut Marko, estavam presentes em Le Mans a Lola Cars com três carros e também vários Porsche 908 de equipes particulares. A Ferrari não esteve presente na categoria protótipos com seu modelo 312PB que dominou o mundial de marcas, participando apenas na categoria GT com Ferrari 365/GT4 de equipes particulares.
Depois de dois anos com o Alpine, conseguindo bons resultados em corridas de montanha e em circuitos, Jean Rondeau consegue finalmente realizar o sonho de competir nas 24 Horas de Le Mans, ao volante do Chevron B21 Ford da categoria Sport 2 Litros, pertencente à equipe inglesa de Brian Robinson, seu companheiro ao volante. Logo nos treinos oficiais Rondeau obtém o melhor tempo na sua categoria. Com um orçamento limitado, Rondeau acaba por desistir na 9ª hora de prova por dificuldades em recuperar o Chevron.
Pilotando uma Lola T280, o piloto suéco Jo Bonnier, sofre um acidente fatal após uma colisão com uma Ferrari 365GT/4. Bonnier estava com 41 anos de idade.
Depois de dominar a corrida inteira, onde apenas os italianos da Alfa Romeo poderiam lhe ameaçar, e apesar de um acidente logo no inicio tirar o carro pilotado por Jean Pierre Beltoise, a francesa Matra-Simca consegue sua primeira vitória em Le Mans, com o francês Henri Pescarolo e o australiano Graham Hill. Esta foi a décima participação de Hill, que foi bicampeão da F1 em 1962 e 1968. Correu em Le Mans 10 vezes, até 1972.

Classificação Geral
1 S 3.0 15 Henri Pescarolo/Graham Hill - Matra-Simca MS670 - 344 voltas
2 S 3.0 14 François Cevert/Howden Ganley - Matra-Simca MS670 - 333 voltas
3 S 3.0 60 Reinhold Joest/Michel Weber/Mario Casoni - Porsche 908LH - 325 voltas
4 S 3.0 18 Nino Vaccarella/Andrea de Adamich - Alfa Romeo Tipo 33TT3 - 307 voltas
5 GT 5.0 39 Jean-Claude Andruet/Claude Ballot-Léna - Ferrari 365 GTB/4 - 306 voltas
6 GT 5.0 74 Sam Posey/Tony Adamowicz - Ferrari 365 GTB/4 - 304 voltas
7 GT 5.0 34 Mike Parkes/Jean-Louis Lafosse/Jean-Jacques Cochet - Ferrari 365 GTB/4 - 302 voltas
8 GT 5.0 36 Derek Bell/Teddy Pilette/Richard Bond - Ferrari 365 GTB/4 - 301 voltas
9 GT 5.0 38 Jean-Pierre Jarier/Claude Buchet - Ferrari 365 GTB/4 - 297 voltas
10 T 3.0 54 Gerry Birrell/Claude Bourgoignie - Ford Capri 2600RS - 292 voltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário