sábado, 8 de abril de 2017

1976 – Porsche Turbo vence Le Mans

24 Horas de Le Mans 1976
Entre 1975 e 1979, a prova ”24 Horas de Le Mans” deixou de fazer parte do Campeonato Mundial de Marcas devido as discordâncias entre a FISA (Federação Internacional de Sports Automobilísticos) e o ACO (Automóvel Clube do Oeste, organizador da prova). E quem perdeu com a separação foi a entidade internacional e não o clube local. Sozinha, a prova 24 Horas de Le Mans tinha mais repercussão, seja em retorno de mídia, seja em credibilidade ou no envolvimento das fábricas, do que o campeonato inteiro.
Os protótipos foram proibidos de correr nas provas válidas pelo campeonato, mas ficaram liberados para a disputa em Le Mans. Sendo assim, as empresas poderiam investir em tecnologia para desenvolver os carros para as 24 horas. A Porsche projetou em segredo o modelo 936, que aproveitava peças remanescentes dos 917 e usava um motor baseado nos motores de rua do 911, mas com dois turbocompressores. Construído em apenas dois meses, o Porsche 936 foi surpreendentemente rápido e permitiu uma vitória espetacular para Jacky Ickx e Gjis Van Lennep, que derrotaram os favoritos Mirage-Ford e inauguraram a era de dominação dos motores turbo na prova. O 936 foi construído sobre um chassi de estrutura tubular com o assento na posição central. O motor turbo “Flat Six” de 2.1L desenvolvia 400cv, o máximo permitido para motores turbo nas regras para protótipos. Sua única razão de ser construído, foi ganhar em Le Mans e isso se repetiu em 1977 e 1981.
A estréia mais festejada foi do Renault Alpine A442. Acabam realizando os melhores tempos, tanto a pole como a melhor volta da prova, mas durante a corrida a juventude do protótipo não perdoou e o único Alpine Renault inscrito não chegaria a terminar a prova, negando a vitória à sua tripla francesa de luxo: Jean-Pierre Jabouille, Patrick Tambay e José Dolhem.
Pela primeira vez, foram admitidos os veículos americanos das categorias IMSA e Nascar.
Sem financiamento suficiente para realizar a temporada do Campeonato do Mundo de Carros Sport, Jean Rondeau concentra todas as suas forças nas 24 Horas de Le Mans de 1976, onde se apresenta com dois Inaltera LM, o primeiro conduzido pela dupla Pescarolo/Beltoise e o segundo conduzido pelo próprio Rondeau, pelo francês Jean-Pierre Jaussaud e a belga Christine Beckers. Com apenas 5 carros inscritos na categoria GTP – os dois Inaltera, o WM da Peugeot, um Lola e um Lancia Stratos – os Inaltera rapidamente se colocam como os melhores GTP durante os testes e treinos, mas claramente sem andamento para acompanhar os protótipos de Grupo 6. Já Rondeau acabaria por ver os seus dois GTP construídos de forma altamente artesanal cruzarem ambos a linha da meta, com o nº 2, conduzido por ele próprio, a terminar no 21º lugar (3ª GTP) e o nº 1, de Pescarolo e Beltoise, a alcançar um excelente 8º lugar e 1º na GTP. Mais uma vitória para Rondeau, embora numa das classes inferiores de Le Mans.
Com andamentos superiores aos GTP, a vitória sorriu à dupla Ickx/van Lennep no novo Porsche 936, numa prova dominada pelos protótipos de grupo 6. Os dois pilotos do Porsche vencedor tiveram que enfrentar dois problemas durante as 24 horas. Um deles foi solucionado em 30 minutos: quebra do cano de escapamento. O outro durou a corrida toda: o radiador de óleo instalado na dianteira fazia os pedais esquentarem terrivelmente e os condutores mal conseguiam andar quando a prova terminou.
Classificação geral
1 S 3.0 20 Jacky Ickx/Gijs van Lennep - Porsche 936 - 349 voltas
2 S 3.0 10 Jean-Louis Lafosse/François Migault - Mirage GR8 - 338 voltas
3 S 3.0 12 Alain de Cadenet/Chris Craft - De Cadenet-Lola T380 - 337 voltas
4 Gr.5 40 Rolf Stommelen/Manfred Schurti - Porsche 935 - 331 voltas
5 S 3.0 11 Derek Bell/Vern Schuppan - Mirage GR8 - 326 voltas
6 Gr.5 52 Raymond Touroul/Alain Cudini - Porsche 911 Carrera RSR - 314 voltas
7 S 3.0 17 Ernst Kraus/Günther Steckkönig - Porsche 908/3 - 313 voltas
8 GTP 1 Jean-Pierre Beltoise/Henri Pescarolo - Inaltera LM - 305 voltas
9 Gr.5 63 Heinz Martin/Hartwig Bertrams - Porsche 911 Carrera RSR - 302 voltas
10 Gr.5 42 Harald Grohs/Sam Posey/Hughes de Fierlandt - BMW 3.5CSL - 299 voltas

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