sábado, 15 de julho de 2017

1980 – Faça Você Mesmo e Ganhe

24 Horas de Le Mans 1980
 O francês Jean Rondeau inscreve três dos seus M379-B nas 24 Horas de Le Mans em 1980. Assim, apresenta-se em La Sarthe com o nº15, conduzido por Henri Pescarolo (FR) /Jean Ragnotti (FR), o nº16, conduzido por ele mesmo e Jean-Pierre Jaussaud (FR), ambos no Grupo 6 (Sport 2 litros), e o nº17, com Gordon Spice (GB) e os irmãos Jean-Michel e Pierre Martin (BE), na categoria GTP.
A prova ficaria marcada pela ausência oficial de grandes construtores, porém, várias equipes particulares se apresentaram com o muito competitivo Porsche 935, e ainda a semi-oficial Porsche Martini Racing, de Reinhold Joest, com o Porsche 908/80.
No GTP, a já tradicional luta entre a Rondeau e a WM Peugeot continuava o embate já presenciado no ano anterior. Pescarolo e Ragnotti obteriam a pole-position, enquanto que Fitzpatrick (GB)/Redman (GB)/Barbour (US), da equipa Dick Barbour Racing, inscrita na categoria IMSA com um Porsche 935 K3, ficariam em segundo lugar. Fitzpatrick veria o seu melhor tempo não ser homologado devido aos problemas com a cronometragem eletrônica e ficou apenas com o terceiro posto. Ickx (BE)/Joest (DE) ficariam apenas com o quarto melhor tempo, à frente de Jaussaud em quinto e de Jean Rondeau em sexto.
No dia 14 de Junho, às 16:00, a chuva forte cobria a pista. Na largada, Ickx com um Porsche 908/80 aberto, fica para trás devido a dificuldade de visibilidade com chuva e pelo spray lançado pelos protótipos e pelos GT’s do Grupo 5 (BMW M1, Porsche 935 e Rondeau). Fitzpatrick colocou-se logo na dianteira, passando Ickx e também Pescarolo. Mais atrás, Hans Stuck (DE) fazia um bom trabalho, ascendendo, da 26ª posição em que tinha partido, à segunda posição em apenas duas horas, no seu BMW M1 da categoria IMSA. Ickx, que se havia atrasado com a chuva, e o patrão Joest, que completava a dupla da Martini Porsche, rapidamente se afirmaram como os mais rápidos em pista à medida que a chuva diminuia, ganhando várias posições e aproximando-se dos cinco primeiros. Ainda antes de concluídas as primeiras 4 horas de prova, o BMW M1 de Hans Stuck/Dominique Lacaude (FR)/Hans-Georg Bürger (DE), é atingido por destroços de um Porsche 935, de que resulta a destruição do radiador e do pára-brisas do GT alemão apoiado pela BMW Motorsport, vendo assim a sua prova irremediavelmente prejudicada.
Concluídas as 4 horas de prova, e começando o anoitecer em La Sarthe, Ickx/Joest lideravam, no Porsche 908/80 da Martini Porsche, com Fitzpatrick/Redman/Barbour a 13s, no Porsche 935 K3 da Dick Barbour Racing; Wolleck (FR)/Kelleners (DE) a 16s, num Porsche 935 K3 da Kremer Racing; Pescarolo e Ragnotti a 26s no Rondeau; e Stommelen (DE)/Plankenhorn (DE)/Ikusawa (JP) a uma volta, num Porsche 935 K3 da Kremer Racing. Após a chuva ter parado e a pista começado a secar, Ickx começa a ganhar 10 segundos por volta sobre seus perseguidores, até que um problema na bomba de injeção o faz perder 13 minutos no box. Quando retornou à pista já tinha caído para a sétima posição. Com 6 horas de prova, é a vez de Wollek ir ao box com o mesmo problema, deixando então Fitzpatrick na cabeça da corrida, com os dois Rondeau M379B de Pescarolo/Ragnotti e Jaussaud/Rondeau nas 2ª e 3ª posições. À meia-noite, decorridas 8 horas de prova, é a vez dos dois Rondeau da frente irem à box quase simultaneamente. Jaussaud/Rondeau foram os primeiros, com problemas no alternador, e logo de seguida Pescarolo/Ragnotti, com problemas de motor que a equipe não consegue resolver, obrigando-os ao abandono. Desta forma, as posições encontram-se assim ordenadas: Fitzpatrick/Redman/Barbour em 1º; Ickx/Joest em 2º; Jaussaud/Rondeau em 3º; Spice/Martin/Martin no 4º lugar; dominando a categoria GTP; e De Cadenet (GB) /Migault (FR) /Wilson (GB), no protótipo De Cadenet-Lola LM, na 5ª posição. Estas posições, até perto do meio da prova, apenas se alteraram mediante as idas aos boxes para mudança de pneus e reabastecimentos, quando Ickx conseguiu reconquistar o 1º lugar e ganhar alguma vantagem sobre Jaussaud/Rondeau e Fitzpatrick/Redman/Barbour, que tinham sido forçados a parar com problemas no seu Porsche. No meio da prova, Ickx/Joest já haviam consolidado a liderança com uma volta de vantagem sobre Jaussaud/Rondeau, três sobre Fitzpatrick/Redman/Barbour e cinco sobre Spice/Martin/Martin, que continuavam a liderar a classe GTP sem oposição da WM Peugeot. De Cadenet/Migault/Wilson fechavam o top 5, já a seis voltas do líder. Estas posições mantiveram-se até às 18 horas de prova, quando acontece novo revés com o carro de Ickx/Joest, que voltam ao box, desta vez com problemas de caixa de câmbio, e perdem a liderança da prova para Jaussaud/Rondeau, ficando ainda com uma vantagem de 5 voltas. Meia hora depois, é a vez de Fitzpatrick/Redman/Barbour terem problemas com o seu Porsche 935 e perderem o 3º lugar para o outro Rondeau de Gordon Spice e dos irmãos Martin, mantendo-se no entanto na quarta posição.
Faltando 3 horas para o final da prova, Jaussaud passa o volante a Rondeau, que sai para a pista com pneus slick quando volta a cair uma forte chuvada no circuito de La Sarthe. O carro encontra-se ainda nas curvas Dunlop, e o piloto-construtor francês não consegue evitar o despiste batendo nos rails de proteção. O motor desliga e Rondeau só depois de várias tentativas é que consegue voltar a colocar o motor V8 da Ford em funcionamento. Visivelmente nervoso e vendo a vitória escapar-lhe por entre os dedos, Rondeau segue muito lentamente pela pista ignorando as trajetórias. Ickx começa a recuperar tempo, com voltas 10s mais rápidas que as de Rondeau, que acaba por só ficar uma hora em pista, entregando o seu protótipo a Jaussaud - de longe um piloto mais capaz e experiente para terminar a prova e segurar a vitória - que entra em pista de novo com pneus slick, pois já havia terminado de chover. Faltando pouco mais de meia hora para o fim da prova a chuva regressa, e Ickx, que conduzia o último turno do Porsche 908/80, vai ao box trocar seus pneumáticos para chuva, quando estava a 2 voltas de Jaussaud. Este decide não fazer o mesmo e aparentemente faz uma boa aposta pois consegue manter o comando da prova de forma segura, apesar da aproximação de Ickx. A poucos minutos antes das 16:00, começa a chover forte e Jaussaud, ao volante do Rondeau M379B, segue frente da corrida, com Jacky Ickx, ao volante do Porsche 908/80, a uma volta. 15:58, corre-se a última volta e no meio do circuito, Jaussaud apanha um lençol de água e o Rondeau sai em frente pela escapatória. No boxe, o sangue gela a Jean Rondeau e restante equipa, “Isto não está a acontecer….” terá ele pensado. Mas Jaussaud consegue manter o carro em funcionamento e longe dos rails, voltando lentamente para a pista e conseguindo a primeira vitória de um piloto/construtor em Le Mans. Na volta de consagração, dezenas de milhares de adeptos inundam a pista em delírio, para dar a Rondeau e a Jaussaud aquela que foi talvez a maior ovação a um vencedor das 24 Horas de Le Mans. Ickx/Joest acabariam por ter de se contentar com o 2º lugar, com Spice/Martin/Martin a completar o pódio, no segundo Rondeau, que vence ainda, e de novo, a classe GTP. Fitzpatrick/Redman/Barbour, uma das duplas que animou mais de metade da prova, ficariam em 5º lugar, contentando-se com a vitória na classe IMSA. Desiludido com a prova, Ickx chegaria a anunciar o seu abandono, mas mais tarde voltaria a estar presente em Le Mans.
Classificação geral
1 S +2.0 16 Jean Rondeau/Jean-Pierre Jaussaud - Rondeau M379 G - 338 voltas
2 S +2.0 9 Jacky Ickx/Reinhold Joest - Porsche 908/80 D - 336 voltas
3 GTP 17 Gordon Spice/Philippe Martin/Jean-Michel Martin - Rondeau M379 G - 329 voltas
4 GTP 5 Guy Fréquelin/Roger Dorchy - WM P79/80 M - 316 voltas
5 IMSA 70 Dick Barbour/John Fitzpatrick/Brian Redman - Porsche 935 K3 G - 316 voltas
6 GTP 4 Manfred Schurti/Jürgen Barth - Porsche 924 Carrera GT D - 316 voltas
7 S +2.0 8 Alain de Cadenet/François Migault - De Cadenet-Lola LM D - 313 voltas
8 Gr.5 49 Harald Grohs/Dieter Schornstein - Porsche 935 D - 313 voltas
9 IMSA 73 John Paul Sr./John Paul Jr./Guy Edwards - Porsche 935 JLP-2 G - 312 voltas
10 IMSA 76 Jean Xhenceval/Pierre Dieudonné/Hervé Regout - Ferrari 512BB/LM M - 312 voltas

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