Juan Manuel Fangio, argentino que seria o primeiro pentacampeão da Fórmula 1, fez sua primeira participação em Le Mans. O pentacampeão é outro que, infelizmente, não conseguiu repetir em outros certames as inúmeras vitórias da Fórmula 1. Nas 500 Milhas de Indianápolis, por exemplo, Juan Manuel Fangio chegou a se qualificar para uma corrida, mas desistiu antes da largada por saber que não seria competitivo. Em Le Mans, a história foi um pouco menos desgostosa. Mas quase que terminou de forma trágica. Fangio se inscreveu para todas as edições das 24 Horas de Le Mans entre 1950 e 1957 – curiosamente os anos de seu auge na Fórmula 1. Infelizmente, Juan Manoel Fangio nunca conseguiu chegar ao fim dessa corrida.
Primeira participação de carros com motor diesel, por meio de um Deletrez, que para com problemas no motor, e um M.A.P. que abandona a prova com vazamento de água. A edição também marca a estréia da Jaguar e da Cadillac. A fábrica inglesa participa com três carros Jaguar Tipo XK-120S, que obtém o 12º e 15º lugares, já o terceiro carro abandona. Os americanos da Cadillac obtêm o 10º e o 11º lugares com um Coupé de Ville quase standard, e um modelo spyder, de desenho tão feio que foi apelidado de “O Monstro”. Suas linhas foram construídas segundo princípios aerodinâmicos trazidos pelos engenheiros da “Gruman Aircraft”, empresa de construção de aviões.
Louis Rosier e Jean Louis Rosier vencem a corrida com um carro Talbot, esta seria a única vitória da marca. Durante muitos anos, divulgou-se que Louis Rosier, o pai, tinha dirigido por 23 horas seguidas, e seu filho, Jean Louis, somente completara o restante das 24 horas. Não foi isto que aconteceu segundo o próprio Jean Louis, em depoimento recente ele revelou que os dois dirigiram igualmente o bólido, mas devido a semelhança de nome, o locutor da prova se confundiu, anunciando sempre o nome do pai como o piloto em ação. Esta foi a primeira e única vez em que pai e filho vencem.
60 carros participaram de prova, obtendo-se um recorde que foi igualado em 1951, 1953 e 1955, onde os mesmo números de automóveis correram.
Neste ano é criado pela FIA o Campeonato Mundial de Pilotos (atual Fórmula 1). No primeiro campeonato quatro vencedores de Le Mans participam: Louis Rosier, Raymond Sommer, Philippe Etancelim e Eugene Chaboud. Ao final da temporada, os melhores classificados entre eles foram: Rosier, 4º colocado; Sommer, 14º; Etancelim, 18º; e Chaboud 20º.
Morre aos 44 anos, Raymond Sommer, que com Alfa Romeu venceu em Le Mans em 1932 e 1933. Sommer ainda competia, e morreu durante uma corrida em Cadours, França.
Classificação Geral
1 S 5.0 5 Louis Rosier/Jean-Louis Rosier - Talbot-Lago T26 GS - 256 voltas
2 S 5.0 7 Pierre Meyrat/Guy Mairesse - Talbot-Lago Monoplace Decalee - 255 voltas
3 S 8.0 4 Sydney Allard/Tom Cole Jr. - Allard J2 - 251 voltas
4 S 5.0 14 Tony Rolt/Duncan Hamilton - Nash-Healey E - 250 voltas
5 S 3.0 19 George Abecassis/Lance Macklin - Aston Martin DB2 - 249 voltas
6 S 3.0 21 Charles Brackenbury/Reg Parnell - Aston Martin DB2 - 244 voltas
7 S 3.0 18 Henri Louveau/Jean Estager - Delage D6-3L - 241 voltas
8 S 5.0 11 E.R. Hall/Tom Clarke - Bentley Corniche TT - 236 voltas
9 S 2.0 30 "Donald" Mathieson/Richard Stoop - Frazer Nash Milla Miglia - 235 voltas
10 S 8.0 3 Miles Collier/Sam Collier - Cadillac Coupe de Ville "Clumsy Pup" - 233 voltas
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