terça-feira, 14 de maio de 2013

1949 – Cavalinho Rampante estréia com Vitória

24 Horas de Le Mans 1949
Não houve corrida durante dez anos em função da Segunda Guerra Mundial. Mas o período de 1940 a 1948 teve vários acontecimentos marcantes em relação a Le Mans, por exemplo: o circuito não ficou abandonado e foi usado como pista de pouso pelos Aliados e Alemães.
Ainda nesta fase, aconteceram quatro falecimentos relacionados aos vencedores das 24 horas. Robert Benoist, francês que venceu em Le Mans em 1937 com Bugatti. Ele era membro da resistência quando foi capturado pelos alemães, sendo transferido para o campo de concentração de Buchenwald, onde morreu em setembro de 1944. Louis Fontes faleceu em combate, quando servia na RAF (Força Aérea Inglesa). Venceu em Le Mans no ano de 1935 num Lagonda, em dupla com John Hindmarsh. Jean Tremoulet, francês que saiu vitorioso das 24 Horas de Le Mans em 1938. Morreu em acidente de motocicleta durante a 2ª Guerra, quando trabalhava para a resistência. Woolf “Babe” Barnato em 1948, após o fim da guerra, em conseqüência de uma cirurgia. Com carros da marca Bentley, foi tricampeão de Le Mans quando venceu as edições de 1928, 1929 e 1930.
Na prova de 1949 houve a primeira participação do Renault 4CV, um clássico da indústria automobilística. Apesar de não ser um carro esporte, participou com algum brilho até 1954, desaparecendo em seguida. Sua melhor classificação foi um décimo quinto lugar em 1952. Registrou-se também a primeira participação da jovem marca italiana Ferrari; correm dois carros modelo 166MM. Um vence e o outro abandona. O 166MM foi a primeira Ferrari construída em série e tinha motor V12 de 1995cc ( Foi o vencedor de Le Mans com menor cilindrada); a potência era de 140HP à 6.000RPM, possuía três carburadores Weber, câmbio de cinco marchas e peso de 650KG; sua velocidade atingia os 220km/h. A primeira Ferrari a vencer Le Mans era especialmente preparada para os rigores de correr continuamente por 24 horas. Os números dos carros eram iluminados para ajudar aos cronometristas à noite, e um tanque de combustível adicional na frente do banco do passageiro. No entanto, para uma corrida que virava a noite, a única iluminação adicional vinha de um único farol no nariz do carro. O ítalo-americano Luigi Chinetti coube a honra de marcar o nome da Ferrari nos livros de recordes internacionais, vencendo em Le Mans. Foi um feito incrível de Chinetti, acompanhado do aristocrático piloto inglês Lord Selsdon.
Nos arquivos de Le Mans consta que Chinetti ficou ao volante por mais de vinte e três horas, pois Selsdon exagerou no conhaque e não pode dirigir no início da prova, mais uma história que marcaria as lendas de Le Mans. Foi a primeira vitória de um motor de 12 cilindros. Luigi Chinetti tornou-se o distribuidor da Ferrari nos Estados Unidos, construindo seu negócio com a reputação que ele conseguiu em Le Mans. Chinetti foi o primeiro a levar a Ferrari à vitória em Le Mans. No fim da prova todo mundo estava cansado, era uma corrida longa que parecia interminável, os espectadores, as pessoas ao redor dos boxes, inclusive a própria esposa e filho de Chinetti, o co-piloto estava aliviado porque tinha acabado de pilotar, em essência, todos estavam cansados, e empoeirados, havia pedras na estrada, não era certamente uma grande pista, exigia-se muito preparo físico.
Neste mesmo ano morre em Buenos Aires o francês Jean Pierre Wimille, bicampeão das 24 Horas de Le Mans em 1937 e 1939, nas duas ocasiões dirigindo uma Bugatti. Sua morte foi causada por um acidente quando disputava uma prova na capital argentina com um Sinca-Gordini.

























Classificação geral
1 S 2.0 22 Lord Selsdon/Luigi Chinetti - Ferrari 166MM - 235 voltas
2 S 3.0 15 Henri Louveau/Juan Jover - Delage D6S-3L - 234 voltas
3 S 2.0 3 Harold John Aldington/Norman Culpan - Frazer Nash High Speed Le Mans - 224 voltas
4 S 3.0 14 Louis Gérard/Francesco Godia - Delage D6S-3L - 212 voltas
5 S 5.0 11 Pierre Meyrat/Robert Brunet - Delahaye 135CS - 210 voltas
6 S 5.0 6 H.S.F. Hay/Tommy Wisdom - Bentley 4¼ Paulin - 210 voltas
7 S 2.0 27 Arthur Jones/Unido Nick Haines - Aston Martin 2-Litre Sports (DB1) - 207 voltas
8 S 1.5 35 Eric Thompson/Jack Fairman - HRG 1500 Lightweight Le Mans - 202 voltas
9 S 5.0 12 René Bouchard/Pierre Larrue - Delahaye 135MS - ? voltas
10 S 5.0 9 Henry Leblanc/Jean Brault - Delahaye 135CS - ? voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário