terça-feira, 11 de março de 2014

1961 – Ferrari ganha novamente

24 Horas de Le Mans 1961
Outra vitória da Ferrari, agora com os pilotos Olivier Gendebien e Phil Hill. É a segunda vitória de Hill, que neste ano é também Campeão Mundial de Fórmula 1 com uma Ferrari.
Pilotando um Porsche 718 RS 60 Le Mans Coupé, Edgard Barth e Wolfgang Seidel chegaram na 11ª colocação no geral. A velocidade máxima do Le Mans Coupé alcançava os 234 km/h. A Porsche ganha em duas categorias, sempre de baixa cilindrada, na categoria de 1601 a 2000cm³ com o modelo RS61 pilotada por Masten Gregory e Bob Holbert; e na categoria reservada aos carros de 1301 a 1600cm³ com o modelo 695GS conduzido pelos pilotos Herbert Linge e Bem Pon.
A informática chega a Le Mans e a classificação é dada por computadores IBM.
Terceira e última participação do escocês Jim Clark, bicampeão da Fórmula 1 em 1963 e 1965. O piloto correu três vezes seguidas em Le Mans, nos anos de 1959, 1960 e 1961. Sua melhor qualificação foi um terceiro lugar obtido em 1960, com Aston Martin em dupla com Roy Salvadori, um dos vencedores de 59.
Estréia de Denis Hulme, o neo-zelandês que será Campeão Mundial de Fórmula 1 em 1967. Correrá ainda em 1966 e 1967. Sua melhor classificação será um segundo lugar em 1966, dirigindo um Ford GT40 em dupla com Ken Miles.
Classificação Geral
1 S 3.0 10 Olivier Gendebien/Phil Hill - Ferrari 250 TRI/61 - 333 voltas
2 S 3.0 11 Willy Mairesse/Mike Parkes - Ferrari 250 TRI/61 - 330 voltas
3 GT 3.0 14 Pierre Noblet/Jean Guichet - Ferrari 250GT SWB - 317 voltas
4 S 3.0 7 Augie Pabst/Richard Thompson - Maserati Tipo 63 - 311 voltas
5 S 2.0 33 Masten Gregory/Bob Holbert - Porsche 718/4 RS Spyder - 309 voltas
6 GT 3.0 20 Bob Grossman/André Pilette - Ferrari 250 GT SWB - 309 voltas
7 S 2.0 32 Edgar Barth/Hans Herrmann - Porsche 718/4 RS Coupe - 306 voltas
8 S 2.0 24 Briggs Cunningham/William Kimberley - Maserati Tipo 60 - 303 voltas
9 S 2.0 26 Peter Bolton/Keith Ballisat - Triumph TR4S - 284 voltas
10 S 1.6 36 Herbert Linge/Ben Pon - Porsche 356B - 284 voltas



Nenhum comentário:

Postar um comentário