sábado, 3 de junho de 2017

1978 – Renault vence batalha clássica em Le Mans

24 Horas de Le Mans 1978 – Como nos dois anos anteriores, houve o duelo entre os franceses da Renault e os alemães da Porsche. A batalha prometia ser épica, pois a Renault apresentava-se com 4 Alpine Renault A442, além de equipar 2 Mirage americanos com motor Renault Turbo. Já a Porsche, inscreveu três 936 que haviam ganho as últimas duas edições, e estreou o 935 “Moby Dick”, extremamente mais desenvolvido do que qualquer outro da marca alemã.
Entre os pilotos, a armada francesa era composta, entre outros, por Didier Pirroni/Jean Pierre Jassaud; Jean Ragnotti/Guy Frequelin; Jose Dolhem/Jean Pierre Jabouille; Derek Bell/Patrick Depailler. Os Protótipos da Porsche eram comandados por Bob Wollek/Jurgen Barth; Henri Pescarolo/Jacky Ickx; Hurley Haywood/Peter Greeg/Reinhold Joest. O “Moby Dick” inscrito no Grupo V tinha como pilotos os alemães Rolf Stommelen e Manfred Shurti. Ainda havia a Mirage com Vern Shuppan/Jacques Laffite/Sam Posey e a Rondeau pilotada por Jean Rondeau/Bernard Darniche/Jacky Haran.
O trio brasileiro Paulo Gomes/Alfredo Guaraná Menezes/Marinho Amaral competiriam com um Porsche 935T no Grupo V, contra o “Mody Dick”, sete Porsche 935S, sendo três da Kremer e um da Gelo, além de um Mercedes 450SLC, inscrito pela AMG. Na categoria IMSA iriam defrontar-se dois Porsche 935, várias Ferrari 512BB, dois Carrera, um Chevy Monza e uma BMW CSL. Com um orçamento 5 vezes inferior ao dos dois anos anteriores, Jean Rondeau apresenta-se em 1978 com uma evolução do Inaltera, agora designado Rondeau M378 inscrito na classe GTP, mas pela primeira vez apenas com um protótipo. De forma a conseguir um financiamento extra, Rondeau vende um dos anteriores Inaltera LM a equipe suíça André Chevalley Racing. Segundo se esperava, o Alpine de Depailler cravou a pole, com o Porsche de Ickx logo atrás, o terceiro posto foi ocupado pelo “Moby Dick”.
Os brasileiros conseguiram alinhar em 23º lugar enquanto seu principal adversário, um Kremer dos pilotos Chris Cord/Rich Knoop/Jim Busby alinhava em 12º. Fazendo equipe com os compatriotas Bernard Darniche e Jacky Haran, Jean Rondeau acaba por não fazer melhor que o 40º melhor tempo, enquanto o Inaltera LM vendido à equipa suíça consegue realizar o 19º tempo, entre 55 concorrentes.
Na geral, a corrida foi uma guerra exclusiva entre as equipes de fábrica da Renault e da Porsche. As primeira voltas foram disputadas entre os protótipos da Renault e da Porsche. O Porsche nº 6 de Wollek/Barth/Ickx foi o melhor entre a armada alemã, liderando em algumas voltas, porém, a Renault liderou em todas as passagens de horas, com Pirroni/Jaussaud nas primeiras horas, Depailler/Jabouille no meio da corrida e novamente o Renault Alpine nº 2 no final. O Porsche “Moby Dick” liderou o grupo V, mas o carro gastava muito combustível, precisando parar e reabastecer a cada 40 minutos. No começo estava em 8º e melhorou para 5º na segunda hora. Dois 935 estiveram entre os três primeiros abandonos, sendo um da Kremer e um da Georg Loos. O carro da Mercedes AMG era praticamente um carro de turismo e não aguentou o ritmo de imposto, os pilotos Clemens Schickentanz e Hans Heyer abandonaram a prova cedo. A batalha dos brasileiros se confirmou contra o Porsche da Kremer. Na primeira hora, a categoria era liderada pelo 935 Especial “Moby Dick”, que fechou em 8º no geral, o 935S da Kremer aparecia em 12º, enquanto os brasileiros da Gachia Team Pace amargava um 28º lugar. O Porsche dos brasileiros entraram para os dez primeiros na 10ª hora, ficando entre os top ten no resto da corrida. O “Moby Dick” perdeu a liderança da categoria na 18ª hora, e os brasileiros encostaram nos americanos Cord/knoop/Busby na 21ª hora.
A Rondeau consegue mostrar a competitividade e vence novamente a classe GTP, obtendo o 9º lugar da geral, no ano em que a Renault venceu pela primeira e única vez em Le Mans, com Jaussaud (ex-companheiro de equipa de Rondeau) e Pironi (meio-irmão de outro ex-piloto de Rondeau, José Dolhem) ao volante do Renault Alpine A442B, porém a equipe Renault decidiu finalizar a sua aventura em La Sarthe e se dedicar somente a Fórmula 1. A categoria do Grupo V foi ganha mesmo pelo carro da equipe Kremer, alcançando o 6º lugar na geral, e Gomes/Amaral/Guaraná completaram 329 voltas, ficando em 7º lugar no geral e 2º na categoria. O Porsche 935 nº 90 da categoria IMSA alcançou o 5º lugar, com Brian Redman/Dick Barbour/John Paul, ganhando em sua categoria. O feito dos brasileiros foi considerável, chegando na frente de dois protagonistas, o Porsche “Moby Dick” e do Mirage-Renault, além de bater o Porsche nº 91 da categoria IMSA.
Classificação geral
1 S +2.0 2 Didier Pironi/Jean-Pierre Jaussaud - Renault Alpine A442B - 369 voltas
2 S +2.0 6 Bob Wollek/Jürgen Barth/Jacky Ickx - Porsche 936/78 - 364 voltas
3 S +2.0 7 Hurley Haywood/Peter Gregg/Reinhold Joest - Porsche 936/77 - 362 voltas
4 S +2.0 4 Guy Fréquelin/Jean Ragnotti/José Dolhem/Jean-Pierre Jabouille - Renault Alpine A442A - 358 voltas
5 IMSA +2.5 90 Brian Redman/Dick Barbour/John Paul Sr. - Porsche 935/77 - 337 voltas
6 Gr.5 +2.0 44 Jim Busby/Chris Cord/Rick Knoop - Porsche 935/77 - 336 voltas
7 Gr.5 +2.0 41 Alfredo Guaraná/Paulo Gomes/Mário Amaral - Porsche 935/77 - 329 voltas
8 Gr.5 +2.0 43 Manfred Schurti/Rolf Stommelen - Porsche 935/78 - 326 voltas
9 GTP 3.0 72 Jean Rondeau/Bernard Darniche/Jacky Haran - Rondeau M378 - 294 voltas
10 S +2.0 10 Vern Schuppan/Jacques Laffite/Sam Posey - Mirage M9 - 293 voltas

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