24 Horas de Le Mans 1979
Esta foi uma corrida especial para a Porsche. Pela primeira vez um 935, modelo baseado no 911 de rua e que competia na classe GT, vence as 24 Horas de Le Mans na classificação geral, derrotando os protótipos especialmente preparados para a competição. O carro vencedor, pertencente à equipe Kremer, foi pilotado pelo alemão Klaus Ludwig e pelos irmãos norte-americanos Bill e Don Whittington. O 2º lugar ficou com outro 935 pilotado por Dick Barbour, Rolf Stommelen e o ator Paul Newman.
A estrela de Holywood iria participar de uma das mais célebres competições de automóveis do mundo. O currículo de Paul até aquele momento incluía vencer o Campeonato americano classe D em 1976 com um Triumph TR6 e o Campeonato dos USA para carros de série em 1978 com um Datsun. Também participou em 1977 das 24 Horas de Daytona com Ferrari (5º lugar), Rali Nelson Ledges (acidente), e 12 Horas de Sebring com Porsche (acidente).
A Porsche participaria com dois protótipos 936 de fábrica com os números 12 e 14, lideraram no começo da corrida, mas tiveram problemas e não completaram a prova. Também entre os favoritos estariam os Mirage-Ford M10, tinham os número 10 e 11 pintados em suas carrocerias, mas sofreram com reveses e também não terminaram a corrida.
Jean Rondeau consegue de novo inscrever 3 dos seus novos Rondeau M379 (evolução do M378). Pela primeira vez, dois protótipos são inscritos na classe principal, o Grupo 6 (Sport 2 litros). Na qualificação, o nº 5 de Henri Pescarolo/Jean Pierre Beltoise faz o 9º tempo, enquanto o nº 4 de Jean Ragnotti/Bernard Darniche o 6º melhor tempo. Jacky Haran faz companhia a Rondeau no nº55 inscrito na classe GTP.
Para o carro nº 70 de Newman, a corrida vinha desenrolando-se sem problemas, ocupando desde as primeiras horas posições entre os top five. A noite, apesar de dificil como sempre, tornou-se ainda mais penosa pela chuva que caia sobre o circuito de La Sarthe, porém o Porsche 935 Turbo sobreviveu a tempestade noturna. A partir da 18º hora chegaram a 2ª posição, lugar que não mais abandonariam até o final da prova.
As 10:35h do domingo, o Porsche 935 Turbo nº 41 que liderava, parou no meio da pista, mais precisamente na Hunaudiéres, quando era conduzida por Don Whittington. A origem do problema estava na bomba injetora de combustível. Neste momento, 15 voltas separavam os dois primeiros colocados.
O Porsche nº 70 dirigido por Dick Barbour para nos boxes para troca de pilotos, este pit stop prolongou-se por 17 minutos devido a alguns problemas. Retomada a corrida com Stommelen ao volante, enquanto o nº 41 continua parado. Don, um experiente mecânico de aviões, improvisou um conserto e fez o carro funcionar novamente, levando-o aos boxes para reparos mais apropriados. É substituida a bomba de injeção e o carro retorna a prova ainda com 3 voltas de vantagem sobre o veículo de Newman.
A 22 minutos do final, novas emoções, o Porsche nº 70 começou a andar lento no circuito, o experiente piloto alemão Rolf Stommelen prosseguiu até o final, daria mais duas voltas e se imobilizaria a alguns metros da linha de chegada para esperar o primeiro colocado.
Assim a bandeira xadrez é agitada as 14 horas em ponto, quando o Prosche 935 Turbo nº 41 de Klaus Ludwig/Bill Wittington/Don Whittington cruzou a meta, enquanto o nº 70 de Stommelen/Barbour/Newman moveu-se e cortou a meta em 2º lugar.
Os Rondeau que terminaram a prova acabariam em 5º e 10º lugares (Ragnotti/Darniche e Pescarolo/Beltoise, respectivamente), com o de Ragnotti/Darniche a vencer o Grupo 6 (Sport 2 litros), mas num ano em que, no entanto, o domínio tinha passado para os GT’s do Grupo 5.
O Porsche 935 já estava dominando a categoria Camel GT a alguns anos, e a fábrica concentrava seus esforços no desenvolvimento de seu protótipo 936 para Le Mans. No entanto, o 935 teve talvez sua hora mais bela nas 24 Horas de Le Mans de 1979, o Porsche 935K3 ficou na pista mais tempo que os protótipos e foi rápido demais para o resto dos concorrentes, conquistando a vitória geral no clássico francês.
Classificação geral
1 Gr.5 +2.0 41 Klaus Ludwig/Don Whittington/Bill Whittington - Porsche 935 K3 - 307 voltas
2 IMSA +2.5 70 Rolf Stommelen/Paul Newman/Dick Barbour - Porsche 935/77A - 299 voltas
3 Gr.5 +2.0 40 Laurent Ferrier/François Servanin/François Trisconi - Porsche 935/77A - 297 voltas
4 GT +3.0 82 Herbert Müller/Angelo Pallavicini/Marco Vanoli - Porsche 934 - 296 voltas
5 S +2.0
5 Jean Ragnotti/Bernard Darniche - Rondeau M379 - 292 voltas
6 IMSA +2.5 76 Manfred Winkelhock/Marcel Mignot/Hervé Poulain - BMW M1 - 288 voltas
7 Gr.5 +2.0 42 Edgar Dören/Dieter Schornstein/Götz von Tschirnhaus - Porsche 935/77A - 283 voltas
8 IMSA +2.5 72 Edwin Abate/Bob Garretson/Skeeter McKitterick - Porsche 935/78 - 283 voltas
9 IMSA +2.5 73 Robert Kirby/Bob Harmon/John Hotchkis - Porsche 935/78 - 280 voltas
10 S +2.0 4 Henri Pescarolo/Jean-Pierre Beltoise - Rondeau M379 - 279 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário