24 Horas de Le Mans 1985
O automobilismo, muitas vezes, apresenta surpresas. Em 1985, todos apostavam em uma vitória da Porsche com seu time oficial, da Lancia ou mesmo da Sauber Mercedes, todas equipes de ponta, com pilotos de primeira linha e empenhados a fundo em vencer. Só que o primeiro carro à receber a bandeirada foi mesmo o Porsche 956 da equipe Joest que havia vencido no ano anterior. Klaus Ludwig estava novamente ao volante, mas desta vez seus companheiros de cockpit eram dois ricos pilotos amadores: o italiano Paolo Barilla e o alemão John Winter. O primeiro pertence a uma família proprietária da fábrica de massas que leva o seu sobrenome; o segundo era um industrial que escondia seu nome verdadeiro (Louis Krages) para não ter problemas com seus pais. John Winter, na verdade, pilotou em apenas um turno e atingiu 371,1 km/h no final da reta Mulsanne.
Na parte final da corrida, abrindo 4 voltas de vantagem em cima do 2º lugar, um dos três carros da Rothmans Porsche, o New-Man nº 7 se aproximava de sua segunda vitória consecutiva. O Porsche Canon nº 14 sai dos boxes com a lateral bem encaixada, na 2ª colocação. Pois, pouco tempo antes, via-se a tristeza de Al Holbert com o Rothmans Porsche nº 3, que estava destinado a abandonar a corrida com o motor fundido após segurar o 2º lugar por muito tempo. Não havia compressão no motor do 962 e estava fora da corrida de Le Mans.
Com o fim próximo, os fãs britânicos tinham muito o que comemorar. A categoria do Grupo C2, era liderada por Gordon Spice/Ray Bellm/Mark Galvin, com a equipe Spice-Tiga. E, com a equipe Emka, um Aston Martin terminou num excelente 11º lugar.
Apesar do Porsche nº 7 da equipe Joest patrocinada pela New-Man ganhar com algumas voltas de vantagem do carro de Kallen. Este, sabendo que é realmente inalcançavel e está em 2º lugar, mantém o ritmo, enquanto o Rothmans Porsche nº 2 vai terminar de forma firme em 3º.
Naquele momento, a corrida de Le Mans teve 24 longas horas, uma das melhores competições de carros esporte do mundo, conseguindo reunir 144 pilotos de todo o mundo em uma competição incrível com aproximadamente 157,751 km/h de média. Para a Porsche foi uma corrida histórica. Com esta vitória, a décima em Le Mans, ela superou a Ferrari como maior vencedora das 24 horas.
Ainda antes de ser forçado a terminar a sua aventura, Jean Rondeau foi convidado a participar na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans ao volante de um WM P83B Peugeot, era a principal equipa francesa na competição, tendo terminado a prova, disputada na companhia dos seus compatriotas Michel Pignard e Jean-Daniel Raulet, no 17º lugar da geral e em 13º da Classe C1.
Ainda em 1985, estiveram em pistas dois Rondeau M482 (Jean-Philippe Grand e Christian Bussi - ambos desistiram), dois Rondeau M382 (Christian Bussi - 18º; Primagaz - desistiu) e um Rondeau M379 (Ecurie Blanchet Locatop - desistiu).
Classificação geral
1 C1 7 Klaus Ludwig/Paolo Barilla/"John Winter" - Porsche 956B D - 374 voltas
2 C1 14 Jonathan Palmer/James Weaver/Richard Lloyd - Porsche 956 GTi G - 371 voltas
3 C1 2 Derek Bell/Hans-Joachim Stuck - Porsche 962C D - 367 voltas
4 C1 33 Jo Gartner/David Hobbs/Guy Edwards - Porsche 956B Y - 366 voltas
5 C1 10 Mario Hytten/George Fouché/Sarel van der Merwe - Porsche 956B G - 361 voltas
6 C1 4 Bob Wollek/Alessandro Nannini/Lucio Cesario - Lancia LC2 M - 360 voltas
7 C1 5 Henri Pescarolo/Mauro Baldi - Lancia LC2 M - 358 voltas
8 C1 26 Jürgen Lässig/Jésus Pareja/Hervé Regout - Porsche 956 G - 357 voltas
9 C1 11 Jean-Pierre Jarier/Mike Thackwell/Franz Konrad - Porsche 962C G - 356 voltas
10 C1 1 Jacky Ickx/Jochen Mass - Porsche 962C D - 348 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário