A corrida aconteceu entre os dias 31 de Maio e 1 de junho. Desta vez não houve surpresas, a vitória ficou com a equipe Rothmans Porsche, time oficial da marca alemã, com os pilotos Derek Bell/Hans Stuck/Al Holbert. Mas durante metade da prova o modelo 962 teve combate direto do trio vencedor do ano anterior, formado por Barilla/Ludwig/Winter, que pilotavam o 956 da equipe Joest. A batalha entre o 962 e o 956 durou 11 horas.
A corrida se desenrolava de maneira promissora e apostava-se que seria uma das melhores edições da história das 24 Horas. Durante a madrugada, todas as expectativas mudaram graças a um vazamento de óleo do câmbio que causou um acidente fatal ao austríaco Jo Gartner, que estava ao volante de um 956 da equipe Kremer. O pace-car entrou na pista e ficou durante duas horas para que o piloto fosse socorrido e seu carro removido. Foi nesse período que o carro da Joest abandonou.
Quando a corrida recomeçou, Bell/Stuck/Holbert não tinham opositores em condições de alcançá-los. Não havia dúvidas que o Porsche nº 1 da Rothmans iria ganhar. Na etapa final estavam os dois líderes, o Rothamns do Grupo C1 e o Spice do Grupo C2. Não sobra combustível depois de uma corrida deste porte e os pilotos devem se preocupar com a economia deste ítem.
O incrível Porsche 961 nº 180 continuava andando, está no 7º lugar. Ian Harrower, está no impressionante 8º como líder dos carros do grupo C2, chegando a uma velocidade de 321 Km/h na reta Mulsanne. A equipe Joest há cinco anos corre com o modelo 956, ganhando as duas últimas edições da prova. Na última parada, o nº 63 da Dragão com o Porsche CK1 troca de pilotos e chega ao 6º lugar. O jovem carro nº 8 agora estava em 3º, algum consolo, visto que eles lideraram no início da corrida. Também param mais uma vez, são trocados os pneus e preparados para o final. O que colocava Emilio De Villota/Firmin Vellez/G. Fouché no Porsche nº 33 espanhol da Danone em 4º, uma posição melhor do que na corrida anterior em Silverstone. Na sua parada, Vellez passa o carro à De Villota, enquanto se prepara, vê o carro perder a posição, partem em 10º. No Top Five, o Porsche Obermeier nº 9 está em 5º lugar com Jurgen Lassig/Ballabio/Dudley Wood.
Última parada para os líderes, Bell está a caminho de sua 4ª vitória. Bell corre e espera a bandeirada, enquanto Larrauri ocupa a 2ª posição e Follmer em 3º. De Villota, em seu último turno, alcança a 4ª colocação no carro patrocinado pela Danone. Shuster está em 6º lugar no Porsche Dragão CK1-936 nº 63. E às 4 horas do domingo, Derek Bell recebe a bandeirada pela 4ª vez em sua carreira e a primeira de Hans Stuck.
René Metge/Claude Ballot Lena ganham na classe IMSA GTX com o Porsche 962. Nesta edição, mais três Rondeau de equipes particulares aparecem em Le Mans. O M482 da Graff Racing chegou em 13º, um M382 inscrito pela equipe Vetir Racing desistiu, e um M379 da Del Bello Racing chegou em 17º.
Classificação Geral
1 C1 1 Derek Bell/Hans Joachim Stuck/Al Holbert - Porsche 962C D - 368 voltas
2 C1 17 Oscar Larrauri/Jésus Pareja/Joël Gouhier - Porsche 962C M - 360 voltas
3 C1 8 George Follmer/John Morton/Kenper Miller - Porsche 956 G - 355 voltas
4 C1 33 Emilio de Villota/Fermín Velez/George Fouché - Porsche 956B G - 349 voltas
5 C1 9 Jürgen Lässig/Fulvio Ballabio/Dudley Wood - Porsche 956 G - 345 voltas
6 C1 63 Siegfried Brunn/Ernst Schuster/Rudi Seher - Porsche 936C D - 344 voltas
7 GTX 180 René Metge/Claude Ballot-Léna - Porsche 961 D - 321 voltas
8 C2 75 Ian Harrower/Evan Clements/Tom Dodd-Noble - Gebhardt JC843 A - 318 voltas
9 C1 14 Mauro Baldi/Price Cobb/Rob Dyson - Porsche 956 GTi G - 318 voltas
10 C1 55 Philippe Alliot/Paco Romero/Michel Trollé - Porsche 962C G - 312 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário