24 Horas de Le Mans 1991
Pela primeira vez a vitória pertence aos Japoneses com a Mazda após 13 participações, graças ao modelo 787 B de motor rotativo Wankel com 4 rotores, a sua cilindrada real é de 2622 cc, mas segundo a fórmula de conversão adotada pela FIA para motores rotativos equivaleria a 4708 cc. Os responsáveis por esta vitória foram Volker Weidler, Johnny Herbert e Bertrand Gachot.
Única aparição do alemão Michael Schumacher, que ao volante de um Sauber C11-Mercedes faz a volta mais rápida da corrida e termina em 5º lugar. A Sauber-Mercedes lidera a prova durante 20 horas, mas o melhor que consegue é o 5º lugar.
Morre Fritz Riess, que venceu em 1952 na única vitória da Mercedes Benz.
O regulamento impunha que as primeiras linhas da grelha de partida seriam ocupadas por motores atmosféricos. Por isso o tempo de 3:31.270 obtido por Schlesser e que lhe daria a "Pole position real" acabou por relegar o Sauber Nº 1 para o 11º lugar da grelha.
Teoricamente seria o Jaguar de Wallace/Warwick a ocupar esse lugar, pois fizera 3:31.912, mas, Tom Walkinshaw, com o seu "Fair Play" tipicamente britânico decidiu retirar esse carro da prova, considerando anti-desportivo o regulamento da FISA. Dizia o patrão da Jaguar que a "Pole Position" deve ser obtida na pista e não na secretaria.
Classificação geral
1 C2 55 Volker Weidler/Johnny Herbert/Bertrand Gachot - Mazda 787B D 362 voltas
2 C2 35 Davy Jones/Raul Boesel/Michel Ferté - Jaguar XJR-12 G 360 voltas
3 C2 34 Bob Wollek/Teo Fabi/Kenny Acheson - Jaguar XJR-12 G 358 voltas
4 C2 33 Derek Warwick/John Nielsen/Andy Wallace - Jaguar XJR-12 G 356 voltas
5 C2 31 Karl Wendlinger/Michael Schumacher/Fritz Kreutzpointner - Mercedes-Benz C11 G 355 voltas
6 C2 18 Dave Kennedy/Stefan Johansson/Maurizio Sandro Sala - Mazda 787B D 355 voltas
7 C2 58 Hans Joachim Stuck/Derek Bell/Frank Jelinski - Porsche 962C G 347 voltas
8 C2 56 Pierre Dieudonné/Takashi Yorino/Yojiro Terada - Mazda 787 D 346 voltas
9 C2 11 Manuel Reuter/Harri Toivonen/JJ Lehto - Porsche 962CK6 Y 343 voltas
10 C2 17 Oscar Larrauri/Jésus Pareja/Walter Brun - Porsche 962C Y 338 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário