sábado, 20 de outubro de 2018

2017 - Dramas até o final

24 Horas de Le Mans 2017 foi uma prova repleta de dramas até o final. A Toyota dominou a primeira fila com vantagem significativa em relação à Porsche. O chefão da Fórmula 1, Chase Carey e seu marcante bigode foram os responsáveis por dar a largada da 85ª edição da prova.
O primeiro sinal de que as coisas não dariam certo para a Toyota veio na largada, com o 9 ficando para trás do carro da ByKolles, ainda que o 7 e o 8 tenham partido na frente. A Porsche não escapou dos revezes da pista, com o 2 parando na garagem com defeitos e caindo para o 58º lugar. No fim de tarde, o primeiro drama para a Toyota: o 8 enfrentou um problema no motor dianteiro e teve de ir para a garagem para o reparo. Um pouco mais tarde, quando a noite já tinha chegado, tudo caiu por terra em menos de 50 minutos: o 7, que liderava, teve problema na embreagem e abandonou. Em seguida, o 9 se acidentou e também saiu da disputa. Já com o dia dando as caras novamente, a Porsche também não escapou: o 2 já havia entrado na garagem para reparos, mas a pouco menos de quatro horas do fim o 1, com 13 voltas de vantagem, abandonou. E quem era dado como descartado, venceu: o Porsche 2, de Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley recuperou 19 voltas para vencer a 85ª edição das 24 Horas de Le Mans.
Hartley, Bamber e Bernhard comemoraram no topo do pódio, que contou com dois LMP2! O 38 da equipe de Jackie Chan (sim, aquele mesmo ator), com Ho-Pin Tung, Oliver Jarvis e Thomas Laurent, venceu na classe e ficou em segundo na classificação geral. O 13 da Vaillante-Rebellion, com Nelsinho Piquet, Mathias Beche e David Heinemeier Hansson, ficou em segundo na LMP2 e terceiro na geral. Porém, o carro infringiu o regulamento e o trio foi desclassificado.
Na LMP2, o 31 da Vaillante-Rebellion, de Bruno Senna, Nicolas Prost e Julien Canal - dominou a primeira metade da prova, mas uma série de problemas na segunda metade prejudicou a prova do trio, que terminou em 14º na classe. André Negrão, ao lado de Pierre Ragues e Nelson Panciatici no 35, fez boa prova e terminou em 3º na LMP2 após a desclassificação do 13. Rubens Barrichello, que estreou na prova com o 29, dividido com Jan Lammers e Frits van Eerd, completou a prova em 11º na LMP2.
Daniel Serra mostrou a competência de sempre e muita estrela: com o Aston Martin 97 - ao lado de Darren Turner, Jonathan Adam - o brasileiro venceu a prova na LMGTE-Pro logo na estreia. A vitória da Aston Martin na categoria teve emoções até o final, com Adam superando o Corvette de Jordan Taylor na última volta, este, por sua vez, cruzou a linha de chegada apenas com três rodas, garantindo assim a terceira posição. Na LMGTE-Pro, o trio do 97 foi acompanhado pelo Ford 67, de Pipo Derani, Andy Priaulx e Harry Tincknell, em segundo, e do Corvette 64, de Jan Magnussen, Antonio Garcia e Jordan Taylor, em terceiro. Tony Kanaan, outro brasileiro estreante na prova, completou a corrida em 6º com o Ford GT 68, ao lado de Joey Hand e Dirk Müller.
O pódio da LMGTE-Am, na ordem: Ferrari 84, de Robert Smith, Will Stevens, Dries Vanthoor, com a também Ferrari 55, de Duncan Cameron, Aaron Scott e Marco Cioci, e para completar o trio ferrarista, a 62, de Cooper MacNeil, Bill Sweedler e Townsend Bell. Fernando Rees, que disputou a prova com o Corvette 50 da Larbre ao lado de Romain Brandela e Christian, Philippon, não teve muita sorte e terminou em último na LMGTE-Am.
Classificação geral
1 LMP1 2 Timo Bernhard/Brendon Hartley/Earl Bamber - Porsche 919 Hybrid
2 LMP2 38 Ho-Pin Tung/Thomas Laurent/Oliver Jarvis - Oreca 07 Gibson
3 LMP2 37 David Cheng/Tristan Gommendy/Alex Brundle - Oreca 07 Gibson
4 LMP2 35 Nelson Panciatici/Pierre Ragues/André Negrão - Alpine A470 Gibson
5 LMP2 32 William Owen/Hugo de Sadeleer/Filipe Albuquerque - Ligier JS P217 Gibson
6 LMP2 40 James Allen/Richard Bradley/Franck Matelli - Oreca 07 Gibson
7 LMP2 24 Tor Graves/Jonathan Hirschi/Jean-Éric Vergne - Oreca 07 Gibson
8 LMP1 8 Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Anthony Davidson - Toyota TS050 Hybrid
9 LMP2 47 Andrea Belicchi/Roberto Lacorte/Giorgio Sernagiotto - Dallara P217 Gibson
10 LMP2 36 Romain Dumas/Gustavo Menezes/Matt Rao - Alpine A47

Nenhum comentário:

Postar um comentário