sábado, 26 de agosto de 2017

1982 – Porsche vence 50ª edição das 24 Horas

24 Horas de Le Mans 1982
O Porsche 956 tinha como motor uma versão turbinada de 2,7L do famoso “Flat Six”. Não existia um limite de capacidade máxima no novo Grupo C do Campeonato Mundial, mas existia uma restrição quanto ao combustível utilizado durante a corrida.
Nesta 50ª edição da mítica corrida francesa, Jean Rondeau inscreve três M382 no Grupo C; o nº11, com François Migault/Xavier Lapeyre/Gordon Spice; o nº12, com o próprio Rondeau/Jean Ragnotti/Henri Pescarolo; o nº24, com Jean-Pierre Jaussaud/ Henri Pescarolo/Philippe Alliot; e ainda um M482, o nº23, inscrito com François Migault/Danny Sullivan; que não chegaria a participar, aos quais se juntava o M382 privado de Christian Bussi, e de dois M379C da equipa privada de Jacky Haran, piloto que fizera parte da equipa de Rondeau em 1978, 79 e 81, e da Primagaz, com Pierre Yver/Bruno Sotty/Lucien Guitteny.
A prova estava recheada de novidades e de grandes competidores. A Porsche, com o 956 pilotado por Jacky Ickx/Derek Bell, vencedores no ano anterior, Jochen Mass/Vern Schuppan e Al Holbert/Hurley Haywood/Jürgen Barth; a Jöest e a Kremer, com o 936/81 mas com uma nova carroceria fechada, pilotados por Bob Wollek/Jean-Michel Martin/Philippe Martin e Ted Field/Danny Ongais/Bill Whittington, respectivamente; a Ford, com os C100 pilotados por Klaus Ludwig/Marc Surer e Manfred Winkelhock/Klaus Niedzwiedz. Além destes, os tradicionais WM Peugeot, com os novos P82, e os Lancia LC1 spider oficiais, inscritos no Grupo 6 (sport 3 litros), conduzidos por Piercarlo Ghinzani/Riccardo Patrese/Hans Heyer e Michele Alboreto/Teo Fabi/Rolf Stommelen. Finalmente, havia também a destacar a Sauber-Ford e a Courage, que marcava a estreia de Yves Courage como construtor.
Nos testes de quarta-feira os Rondeau ficaram muito longe dos Porsche oficiais. Na qualificação, a Porsche mantém o domínio, com as duas primeiras posições ocupadas por Ickx/Bell e Mass/Schuppman, respectivamente, seguidos de Wolleck e os irmãos Martin. A 4ª e a 5ª posições seriam ocupadas pelos Lancia oficiais (Grupo 6) de Alboreto/Fabi/Stommelen e Ghinzani/Patrese/Heyer. O 3º Porsche oficial não iria além do 14º tempo, mas Rondeau não faria melhor, com Migault/Spice/Lapyere a colocar o Rondeau nº11 apenas em 16º, a melhor posição da equipe, 12 segundos atrás da pole position, Jaussaud/Pescarolo obtiveram o 22º lugar (Philippe Alliot não chegaria a competir) e o Rondeau M379C da Jacky Haran ficava com o 32º melhor tempo, o M379C da Primagaz com a 35ª melhor marca, o M382 de Bussi fazia o 36º tempo, e os carros da Rondeau fechavam com Rondeau/Ragnotti/Pescarolo no ainda mais longínquo 38º lugar.
A corrida seria totalmente dominada pelos 956 oficiais, com o nº3 a recuperar do 14º lugar para 3º em meia prova. Atrás destes a luta era intensa, com constantes trocas de posições entre a Ford e a Joest; tendo também passado pelo top 10 a WM Secateva, a Nimrod Aston Martin e a Sauber Ford; mas à medida que a prova se aproximava da sua conclusão, seriam os Porsche 935 e um Ferrari 512LM da categoria IMSA GTX a ocupar os lugares atrás dos Porsche oficiais do Grupo C. Apesar de terem largado da 4ª e 5ª posição, os Lancia foram perdendo terreno e já se encontravam fora do top 10 ao fim de apenas uma hora de prova; Alboreto/Fabi/Stommelen ficaram pelo caminho, com problemas de motor na volta 92, e Ghinzani/Patrese/Heyer à desistirem com problemas elétricos na volta 152, assim, a Lancia ficou completamente fora da prova. Quanto aos carros da Rondeau, Jaussaud/Pescarolo seriam os primeiros a desistir, com problemas de motor na volta 111, sem nunca terem entrado sequer no top 10. Migault/Spice/Lapyere acabariam por ser quem mais perto esteve da luta pelos lugares da frente, tendo alcançado o 3º lugar perto do meio da prova e integrado o grupo que manteve uma animada luta atrás dos Porsche oficiais. A sorte, porém, não estaria do lado deles, pois após problemas de ignição numa ida às boxes, desistiriam na volta 150, apenas 3 voltas depois de um problema de motor colocar também Rondeau/Ragnotti/Pescarolo fora de prova. Curiosamente, acabariam por ficar com a melhor volta da prova, com 3:36.90s. Em 10 horas, toda a armada de Rondeau estava assim fora de prova. Na altura que desistia o último dos Rondeau oficiais, cairia por terra também o Rondeau privado de Jacky Haran, com uma quebra no motor. A honra da Rondeau acabaria por ficar nas mãos do M379C da Primagaz, que conduzido por Pierre Yver/Bruno Sotty/Lucien Guitteny, rodou na última parte da corrida entre o 8º e o 10º lugares, acabando por terminar neste mesmo lugar, a 59 voltas do vencedor, a dupla Ickx/Bell da Rothmans Porsche. Ao 10º lugar da geral, a equipa Primagaz somou ainda o 5º lugar no Grupo C, sendo batida apenas pelo Nimrod Aston Martin da equipa privada Viscount Downe Pace Petroleum (O Nimrod oficial também não conseguiu terminar a prova). O time Christian Bussi, que fez a prova na companhia dos belgas Bernard de Dryver e Pascal Witmeur, terminaria na 15ª posição da geral, sendo o 6º e último classificado dos 28 Grupo C que estiveram à partida.
A Prova não poderia ter sido melhor para a marca alemã, os concorrentes só ficaram perto dos Porsche na largada, e os três carros da equipe oficial Rothmans Porsche terminaram nos três primeiros lugares, com Ickx/Bell, Mass/Shuppan e Holbert/Haywood/Barth. Para coroar eles cruzaram a linha de chegada juntos, na ordem de sua numeração – 1, 2 e 3. Um resultado absolutamente consagrador para a Porsche e o modelo 956. Um dos carros de competição mais eficientes de todos os tempos, o 956 dispunha de tecnologias avançadas, como o gerenciamento eletrônico do motor e efeito solo. No final do ano, Ickx conquistou o título mundial de pilotos e a Porsche, o de marcas.
Classificação geral
1 C 1 Jacky Ickx/Derek Bell - Porsche 956 D - 359 voltas
2 C 2 Jochen Mass/Vern Schuppan - Porsche 956 D - 356 voltas
3 C 3 Hurley Haywood/Al Holbert/Jürgen Barth - Porsche 956 D - 340 voltas
4 IMSA GTX 79 John Fitzpatrick/David Hobbs - Porsche 935/78 "Moby-Dick" G - 329 voltas
5 IMSA GTX 78 Dany Snobeck/François Sérvanin/René Metge - Porsche 935 K3 G - 325 voltas
6 IMSA GTX 70 Pierre Dieudonné/Carson Baird/Jean-Paul Libert - Ferrari 512BB/LM M - 322 voltas
7 C 32 Ray Mallock/Simon Phillips/Mike Salmon - Nimrod NRA/C2 A - 317 voltas
8 Gr.5 60 John Cooper/Paul Smith/Claude Bourgoignie - Porsche 935 K3 D - 316 voltas
9 IMSA GTX 72 Alain Cudini/John Morton/John Paul, Jr. - Ferrari 512BB/LM D - 306 voltas
10 C 25 Pierre Yver/Bruno Sotty/Lucien Guitteny - Rondeau M379 A - 306 voltas

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