sábado, 11 de novembro de 2017

1987- Setima consecutiva da Porsche

24 Horas de Le Mans 1987
A Jaguar começou o ano dominando as primeiras provas do Campeonato Mundial, o que encheu os ingleses de confiança para quebrar a hegemonia da Porsche em Le Mans. Na corrida, porém, os dois Porsche da equipe oficial Rothmans assumiram o comando logo na largada com Mass e Stuck.
Na passagem da ponte Dunlop, seguiam nesta ordem: 1º Stuck com Porsche 962; 2º Mass com Porsche 962; 3º Brundle com Jaguar XJR8, 4º Dryver com Jaguar XJR8; 5º Dumfries com Sauber Mercedes; 6º Raphanel com Cougar; 7º Lammers com Jaguar e em 8º Jonathan Pallmer com Porsche da Brittain Lloyd. Price Cobb destruiu o terceiro Porsche oficial na noite de quarta-feira e não participou da prova, deixando a Rothmans com apenas dois veículos. Ainda na segunda volta, Stuck e Mass vão se alternando na liderança, já com certa distância de Brundle no Jaguar em 3º e Dumfries no Mercedes segue em 4º e Dryver em 5º no outro Jaguar.
Nas primeiras voltas, e ainda com pista molhada, os dois Porsches se revesavam na liderança e tiveram certa pressão da Jaguar e da Mercedes. A medida que a pista foi secando, os bravos Porsche vão esticando a vantagem, no que seria uma briga particular entre os carros nº 17 e 18.
Na manhã de domingo, Stuck mantém a liderança com o Porsche nº 17, já o 18 teve que abandonar a corrida. Nielsen com o Jaguar nº 6 chega à vice-liderança mas bem distante do lìder. Jurgen Lassig consolida-se na terveira posição com o Porsche da Primagaz nº 72, o 962 era um fantástico carro de corridas para equipes particulares. Seguiam ainda, Pierre Yver e Bernard de Dryver, respectivamente. O americano Al Holbert manteve o Porche nº 17 em ritmo forte faltando 8 horas para o final, enquanto o Jaguar segundo colocado parava nos boxes com problemas. O canadense Kees Nierop estava fazendo um bom trabalho com seu Porsche 961 nº 203, pois o carro que deveria dirigir, um 962 foi destruido por Price Cobb nos treinos. Porém, um acidente tirou suas possibilidades quando encontrava-se entre os top ten.
A Primagaz Competition teve uma corrida extraordinária, coroando com o 2º e 3º lugar os veículos das marcas Porsche e Cougar, respectivamente. Peter Falk, o chefe da equipe Rothmans Porsche vê seu piloto Derek Bell partir para o último turno com uma vantagem expressiva, enquanto Franz Konrad/Fouchê/Taylor levam o Porsche Kremer ao 4º lugar.
Nesta edição de 1987, participou um Rondeau M482 da equipe Graff Racing, e chegou em 12º na geral e 6º na Classe C1.
No final das 24 horas, o Porsche nº 17 de Hans Stuck/Derek Bell/Al Holbert tinha esticado tanto sua vantagem, que ganhou com 20 voltas de avanço à frente dos demais carros. Em entrevista, Stuck disse que esta foi a melhor, por estar competindo contra outros fabricantes e não apenas contra outros Porsche Privados, como no ano anterior. Tentar combatê-los e ser combatido tornou essa vitória tão especial. Derek Bell, companheiro de Stuck, também declarou que a estratégia foi elaborada na noite anterior ao início da prova, quando foi decidido que deveriam pressionar desde o começo da prova. A Jaguar teve de contentar-se com a 5ª colocação em Le Mans, mas ao final do ano ganhou o Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos com o brasileiro Raul Boesel.
Classificação geral
1 C1 17 Hans-Joachim Stuck/Derek Bell/Al Holbert - Porsche 962C D - 355 voltas
2 C1 72 Jürgen Lässig/Pierre Yver/Bernard de Dryver - Porsche 962C G - 335 voltras
3 C1 13 Pierre-Henri Raphanel/Yves Courage/Hervé Regout - Cougar C20 M - 332 voltas
4 C1 11 George Fouché/Franz Konrad/Wayne Taylor - Porsche 962C Y - 327 voltas
5 C1 4 Eddie Cheever/Raul Boesel/Jan Lammers - Jaguar XJR-8LM D - 325 voltas
6 C2 111 Gordon Spice/Fermín Velez/Philippe de Henning - Spice SE86C A - 321 voltas
7 GTP 202 Dave Kennedy/Mark Galvin/Pierre Dieudonné - Mazda 757 D - 319 voltas
8 C2 102 David Leslie/Ray Mallock/Marc Duez - Ecosse C286 Y - 308 voltas
9 C2 121 Dudley Wood/Costas Los/Tom Hessert - Tiga GC287 G - 275 voltas
10 C2 114 Thorkild Thyrring/John Sheldon/Ian Harrower - Tiga GC287 A - 272 voltas

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