sábado, 25 de novembro de 2017

1988 – Jaguar desbanca a Porsche

24 Horas de Le Mans 1988
Após três anos desenvolvendo o carro, o Jaguar XJR9 consegue finalmente desbancar a Porsche, já que a marca alemã venceu os sete anos anteriores. No começo da corrida, os três Porsche 962 da equipe oficial partem na frente, mas sofrem os ataques constantes do Jaguar nº 2, que vai ganhando posições. A batalha só se define às 7 horas da manhã de domingo, quando o Jaguar de Jan Lammers/Andy Wallace/Johnny Dumfries toma a ponta para não mais perdê-la. A Jaguar vence 31 anos após sua última vitória (1957), e 4 anos depois de voltar a disputar oficialmente a corrida, em 1984.
O vencedor é um modelo XJR9, carro que tem carroceria em fibra de vidro, carbono e kevlar. Chassi também de fibra de carbono e kevlar. O motor é um V12 atmosférico, com duplo comando, potência de 740HP, câmbio March de 5 velocidades, peso de 855 kg. Na grande reta de Le Mans atingia facilmente os 385km/h. A corrida é tão bem disputada, e a Jaguar foi tão bem em quebrar a hegemonia de vitórias que já durava 7 anos da Porsche, que em 2000, um júri de jornalistas a elegeu como a “Corrida do Século em Le Mans”. Registre-se que a Jaguar participou com apenas quatro carros, todos modelos XJR9 e a Porsche participou com nada menos que 11 carros tipo 962 e 962C, distribuído pelas equipes oficial e particulares.
O traçado de Le Mans passou por diversas modificações, sempre dando preferência à segurança. Sendo que grande parte do circuito é constituído por estradas vicinais que são abertas ao tráfego ao longo de todo o ano e a manutenção de determinados trechos é de responsabilidade do governo francês. Mas o Automobile Club de l’Ouest (ACO) efetuou mudanças importantes no traçado, entre as quais, em 1991 houve a adoção de duas chicanes na longa reta Mulsanne, com o objetivo de frear um pouco as altíssimas velocidades que os protótipos e alguns carros-esporte vinham alcançando. Por isso mesmo, é que será difícil acontecer algo parecido com o que foi visto na edição de 1988, a 56ª da história das 24 Horas de Le Mans. Naquele ano, a pequena equipe WM Secateva, dotada de baixíssmo orçamento, construiu um protótipo com o mínimo possível de arrasto aerodinâmico para atingir um objetivo: bater a marca de 400 km/h de velocidade de ponta na reta Les Hunnaudières de 7 km de extensão. Para isto, até a Michelin colaborou com a tentativa de recorde, fornecendo pneus capazes de suportar a altíssima velocidade que o WM Peugeot nº 51 estava preparado para alcançar. O protótipo também foi vedado de todas as formas possíveis, evitando o atrito do ar para melhorar o coeficiente de arrasto. Dotado de um motor Peugeot turbo 2,8 litros V6, o WM Peugeot atingiu seu objetivo, já que foi registrado a velocidade de 405 km/h (há quem diga que foram 407 km/h) alcançados por Roger Dorchy durante a disputa da corrida de 1988. O carro, claro, não foi feito para durar. Quebrou na 51ª volta. Mas fez história e tornou-se o único até hoje em Sarthe a quebrar esta impressionante barreira.
Em 1988, um Rondeau M379, o mesmo modelo que havia surpreendido o mundo em 1982, mas agora, que inscrito na Classe C2 pela Pierre-Alain Lombardi Racing, não iria além do 27º lugar da geral, não tendo sido classificado por não ter concluído 75% da distância realizada pelo vencedor.
O alemão Manuel Reuter estréia em Le Mans, dirigindo um Porsche 962, mas abandona em virtude de um acidente. Reuter vencerá as 24 Horas em 1989 e 1996.
Morre em Columbus, Ohio, em virtude de um acidente aéreo, Al Holbert, vencedor em Le Mans nos anos de 1983, 1986 e 1987.
Classificação geral
1 C1 2 - Jan Lammers/Johnny Dumfries/Andy Wallace - Jaguar XJR-9LM D - 394 voltas
2 C1 17 - Hans-Joachim Stuck/Klaus Ludwig/Derek Bell - Porsche 962C D - 394 voltas
3 C1 8 - Frank Jelinski/Louis Krages/Stanley Dickens - Porsche 962C G - 385 voltas
4 C1 22 - Derek Daly/Kevin Cogan/Larry Perkins - Jaguar XJR-9LM D - 383 voltas
5 C1 7 - David Hobbs/Didier Theys/Franz Konrad - Porsche 962C G - 380 voltas
6 C1 19 - Mario Andretti/Michael Andretti/John Andretti - Porsche 962C D - 375 voltas
7 C1 5 - Jésus Pareja/Massimo Sigala/Uwe Schäfer - Porsche 962C M - 372 voltas
8 C1 11 - Kris Nissen/Harald Grohs/George Fouché - Porsche 962C Y - 371 voltas
9 C1 10 - Kunimitsu Takahashi/Hideki Okada/Bruno Giacomelli - Porsche 962CK6 Y - 370 voltas
10 C1 33 - Brian Redman/Eje Elgh/Jean-Pierre Jarier - Porsche 962C D - 359 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário