domingo, 29 de abril de 2018

1994 - Porsche dribla as regras

24 Horas de Le Mans 1994
Os últimos triunfos do Porsche 962 foram nas 24 Horas de Daytona em 1989 e 1991, e, depois, em Elkart Lake, no ano de 1993 chegou-se a última vitória na categoria GTP para esse velho combatente. A Jaguar, a Nissan e principalmente a Toyota dominavam a categoria protótipo no início dos anos 90. Porém, a equipe Dauer, da Alemanha, oferecia versões do 962 em carros para a estrada, um modelo alternativo aos Jaguar XK220, Mclaren F1 e Ferrari F40. Era praticamente o mesmo carro que havia dominado a classe prototipo nos anos 80, com os devidos equipamentos de conforto para andar nas ruas, ou seja, luzes de direção, sistema de som, ar condicionado etc. Jochen Dauer percebeu que, levando a interpretação das regras ao limite esses carros podiam participar da categoria GT em LM1994. À princípio, os organizadores não gostaram, mas não tinham como vetar a inscrição, afinal, foram eles que escreveram as regras. Explorar as possibilidades do regulamento também faz parte da receita para se chegar à vitória.
Os GTs tinham algumas vantagens, como o peso menor e permissão para usar mais combustível durante a corrida. Mesmo assim, a corrida foi muito disputada entre a Toyota e a Porsche. Faltando uma hora e meia para a chegada, o Toyota 94-CV de Pierluigi Martini, Krosnoff e Eddie Irvine, que liderava folgadamente, tem problemas com a caixa de velocidades, para nos boxes por aproximadamente 11 minutos, mas isto é o suficiente para ser ultrapassado pelo Dauer Porsche de Hurley Haywood/Mauro Baldi/Yannick Dalmas, que pensavam ter perdido a corrida, deixando para o carro japonês um segundo lugar, ainda que brilhante. O outro Dauer Porsche 962LM pilotado por Hans Stuck/Thierry Boutsen/Danny Sullivan terminou em 3º lugar.
O carro GT nº 36 de Dauer ganhou a corrida e, mesmo que tenha ficado evidente que não teria a permissão de correr nos GTs de novo, foi um grande final que encerrou 12 anos de corrida do 962, uma verdadeira lenda da Porsche.
Primeira participação dos Honda com o modelo NSX da classe GT, que terminam em 14º, 16º e 18º. Primeira participação dos Dodge Viper que conseguem a 12ª posição da geral, o segundo carro também termina a prova mas não se classifica devido a não ter completado o numero necessário de voltas. O Porsche Carrera RSR de Jesus Pareja/Dominique Dupuy/Carlos Palau vence na categoria LM GT2. Morre o irlandês Duncan Hamilton, vencedor em 1953 com um Jaguar, tinha abandonado as pistas desde 1959, tinha 74 anos de idade. Morre também Luigi Chinetti que vencera em 1932 e 1934.
Classificação Geral
1 GT1 36 Yannick Dalmas/Hurley Haywood/Mauro Baldi - Dauer 962 Le Mans G - 344 voltas
2 LMP1 /C90 1 Eddie Irvine/Mauro Martini/Jeff Krosnoff - Toyota 94C-V D - 343 voltas
3 GT1 35 Hans Joachim Stuck/Danny Sullivan/Thierry Boutsen - Dauer 962 Le Mans G - 343 voltas
4 LMP1 /C90 4 Steven Andskär/George Fouché/Bob Wollek - Toyota 94C-V D - 328 voltas
5 IMSA GTS 75 Steve Millen/Johnny O'Connell/John Morton - Nissan 300ZX Turbo Y - 317 voltas
6 LMP1 /C90 5 Derek Bell/Robin Donovan/Jürgen Lässig - Kremer K8 Spyder D - 316 voltas
7 LMP1 /C90 9 Jean-Louis Ricci/Andy Evans/Philippe Olczyk - Courage C32LM M - 310 voltas
8 GT2 52 Jesús Pareja/Dominique Dupuy/Carlos Palau - Porsche 911 Carrera RSR M - 307 voltas
9 GT2 54 Enzo Calderari/Lilian Bryner/Renato Mastropietro - Porsche 911 Carrera RSR P - 299 voltas
10 GT2 59 Cor Euser/Patrick Huisman/Matiaz Tomlje - Porsche 911 Carrera RSR P - 295 voltas

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