24 Horas de Le Mans 1983
A corrida contava com 39 carros do Grupo C à partida, dos quais 14 eram modelos 956 da Porsche, com a equipe oficial Rothmans Porsche inscrevendo os pilotos Jacky Ickx/Derek Bell, no nº 1 campeão do mundo; Jochen Mass/Stefan Bellof, no nº 2, e Vern Schuppan/Hurley Haywood/Al Holbert, no nº 3. Depois, 2 equipas privadas bastante fortes, a Joest e a Kremer, com a Joest a competir com dois 956 entregues a Klaus Ludwig/Stefan Johansson/Bob Wolleck, com o nº 8, e Volkert Merl/Clemens Schickentanz/Mauricio de Narvaez, no nº 12. A Kremer apresentava-se com um 956 entregue a Mario Andretti/Michael Andretti/Phillipe Alliot, com o nº 21, aos quais se juntava ainda o Kremer CK5 com o nº 22, entregue a Derek Warwick/Patrick Gaillard/Frank Jelinski.
Rondeau, apresenta-se com 5 protótipos: três M482 inscritos pela Ford France, entregues a Henri Pescarolo/Thierry Boutsen com o nº 24, Philippe Streiff/Jean-Pierre Jaussaud com o nº 25 e, com o nº 26, o próprio Jean Rondeau e Alain Ferté. A estes juntavam-se ainda os protótipos inscritos em nome da própria Equipa Rondeau - um M382, com o nº 72, conduzido por Xavier Lapeyre/Dany Snobeck/Alain Cudini, e um M379, com o nº 28, entregue a Joël Gouhier/Anny-Charlotte Verney/Vic Elford. Além destes, havia ainda dois Rondeau M382 privados de Christian Bussi e da Primagaz.
As qualificações foram dominadas pelos Porsche 956 e pelos novos Lancia LC2 de Grupo C conduzidos por Michele Alboreto/Teo Fabi/Alessandro Nannini no nº 4, com o 2º melhor tempo, e Piercarlo Ghinzani/Hans Heyer/Teo Fabi no nº 5, que fizeram o 4º melhor tempo, e Alessandro Nannini/Jean-Claude Andruet/Paolo Barilla, no nº 6, que não foram além do 13º tempo. Ickx/Bell conseguiram a pole-position, com Mass/Bellof no 3º lugar e Schuppan/Haywood/Holbert no 7º. No carro da Rondeau, Pescarolo/Boutsen realizaram o 16º tempo, Jean Rondeau tem de contentar-se com o 19º, Streiff/Jaussaud o 20º, Lapyere/Snobeck/Cudini o 22º, no M382, e Ghouhier/Verney/Elford o 32º, no M379. Dos dez melhores tempos, oito são 956 da Porsche e os restantes são dois dos três Lancia LC2 oficiais.
Na Largada, os 956 oficias rapidamente tomam a dianteira, seguidos dos 956 privados que mantinham-se muito perto, numa corrida disputada em ritmo forte. A dupla Ickx/Bell era favorita, e após uma espetacular luta com o 956 da Richard Lloyd Racing conduzido por Jan Lammers/Jonathan Palmer/Richard Lloyd, que já durava uma hora, aconteceu um pequeno acidente que teve como fim a saída de pista dos dois Porsche, o atraso foi inevitável. Realizando um bom trabalho, a dupla Rondeau/Ferté conseguem colocar o Rondeau M482 nº 26 na quinta posição em pouco menos de duas horas, a 1 volta do 956 oficial de Mass/Bellof, e a frente de Ickx/Bell, que haviam se atrasado após a luta cerrada, mas estavam pilotando de maneira inspirada para recuperar o tempo perdido.
Os Lancia LC2, sempre muito rápidos durante os testes e qualificações, não conseguiam acompanhar o elevado ritmo imposto pelos 956, e iam perdendo posições. Os restantes Rondeau rodavam bem atrás. Ainda antes de concluídas 5 horas de prova, e quando começava a escurecer, começaria os problemas da equipe Rondeau. Os primeiros foram o M482 de Streiff/Jaussaud, com vazamento de óleo, logo seguido do M382 de Lapeyre/Snobeck/Cudini, com problemas de motor. Depois foi a vez de Rondeau/Ferté, quando seguiam em 5º, com o motor quebrado. Perto das 7 horas, o M379 de Ghouhier/Verney/Elford termina a prova com um problema também no motor e uma hora depois é a vez da principal dupla da equipe, Pescarolo/Boutsen, a ver também o motor partir-se. Assim, com 7 horas de prova todos os carros da Rondeau estavam fora da corrida.
Já a Porsche, com dez 956 nos dez primeiro lugares dominava Le Mans como nunca antes visto, com Schuppan/Haywood/Holbert no 1º lugar, e, já a uma volta do líder, Mass/Bellof em 2º e Ickx/Bell em 3º. Mass/Bellof acabariam por desistir com problemas no motor na 19ª hora, enquanto Derek Bell, no carro oficial da Rothmans Porsche nº 1 faria um último esforço para alcançar o carro idêntico nº 3 que saia para a derradeira hora de prova com problemas sérios de aquecimento no motor, já que o medidor de água acabava de ultrapassar o nível e só podia resfriar um dos lados. Derek Bell estava dirigindo como se estivesse possuído, sabendo que está se aproximando cada vez mais do líder, e esperando chegar mais próximo do Rothmans Porsche nº 3, assim, colocaria mais uma volta em cima do Sauber que chegaria em nono lugar.
Nas duas últimas voltas, quando Schuppan/Haywood/Holbert seguiam em 1º lugar, com 3.30 minutos de vantagem sobre Ickx/Bell, o motor turbo do Flat-6 Type-935 2.6L do Porsche 956 visivelmente tem problemas e passa a soltar fumaça. Derek Bell, ao volante do 956 nº1, na perseguição louca a Holbert, que estava ao volante do nº3. Mas apesar do ritmo imposto por Bell, Schuppan/Haywood/Holbert tiveram sangue frio para lidar com o superaquecimento do motor e o nº 3 acaba por cruzar a linha de chegada, envolto numa nuvem de fumaça branca, com Ickx/Bell a passarem apenas 36 segundos depois, na Le Mans mais apertada desde 1969.
Acabava por fugir a Ickx a 7ª vitória em Le Mans. Após dirigir bravamente nas últimas voltas, Bell obtém um honroso segundo lugar numa corrida exaustante de 24 horas, mas para os vencedores pareceu ser o dia mais longo de suas vidas. No fim, apenas o 9º lugar do Sauber C7 BMW da Sauber Team Switzerland destoou numa classificação em que os nove Porsche 956 acabaram a prova dentro dos dez primeiro lugares. Para completar a festa alemã, o décimo primeiro lugar e primeiro na categoria Grupo B ficou com um Porsche 930. A Rondeau ficou com o simpático 19º lugar final (14º Grupo C) do privado Christian Bussi conduzido pela tripla belga Daniel Herregods/Jean-Paul Libert/Pascal Witmeur.
Classificação geral
1 C 3 Vern Schuppan/Hurley Haywood/Al Holbert - Porsche 956D - 370 voltas
2 C 1 Jacky Ickx/Derek Bell - Porsche 956D - 370 voltas
3 C 21 Mario Andretti/Michael Andretti/Philippe Alliot - Porsche 956G - 364 voltas
4 C 12 Volkert Merl/Clemens Schickentanz/Mauricio de Narvaez - Porsche 956D - 361 voltas
5 C 16 John Fitzpatrick/Guy Edwards/Rupert Keegan - Porsche 956G - 358 voltas
6 C 8 Klaus Ludwig/Stefan Johansson/Bob Wollek - Porsche 956D - 354 voltas
7 C 18 Axel Plankenhorn/Desiré Wilson/Jürgen Lässig - Porsche 956D - 347 voltas
8 C 14 Jonathan Palmer/Jan Lammers/Richard Lloyd - Porsche 956 - 339 voltas
9 C 46 Diego Montoya/Tony Garcia/Albert Naon - Sauber C7 D - 338 voltas
10 C 47 Preston Henn/Jean-Louis Schlesser/Claude Ballot-Léna - Porsche 956G - 327 voltas
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