quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

1990 - Sétima vitória da Jaguar

1990 - 24 Horas de Le Mans.
A Jaguar esteve ausente de Le Mans durante 20 anos tendo regressado em 1984. Como normalmente acontece com quase todas as equipas, o regresso foi difícil e só em 1987 surgiram os primeiros resultados positivos. No ano seguinte surge a vitória com o XJR-9. Mas em 1989 não consegue repetir a vitória do ano anterior. Assim, em 1990, a Jaguar lança o novo XJR-12 para voltar às vitórias em Le Mans. Nesse ano havia mais de 20 Porsche na linha de partida, que era composta por 50 carros.
A Jaguar tinha quatro carros para conquistar novamente a mítica prova de Le Mans. Contudo o início não foi muito brilhante já que não conseguiram boas posições na grelha de partida. Mas numa prova que dura 24 horas por vezes isso não será muito determinante e no final, apesar de dois dos Jaguar XJR-12 terem abandonado, os outros dois foram os primeiros e segundos classificados. O Jaguar XJR-12, tripulado por Martin Brundle (britânico), John Nielsen (dinamarquês) e Price Cobb (americano), foi o primeiro a cortar a meta. O outro XJR-12, que terminou em segundo lugar, era tripulado por Jan Lammers (holandês), Andy Wallace (britânico) e Franz Konrad (austríaco).
A reta das Hunaudiéres de 7km e recheada com 2 chicanes, em consequência a média e o tempo de volta pioram sensivelmente, com esta alteração é a décima alteração ao traçado que passa a medir 13.600 km.
Uma das corridas mais disputadas de sempre, 30 carros lideraram a prova, principalmente Porsche 962 C. Tentando a vitória a Nissan inscreve 7 carros, dos modelos R 90 e R 89, que fazem a Pole Position e a volta mais rápida mas na classificação só obtém o 5º lugar
Classificação geral
1 C1 3 John Nielsen/Price Cobb/Martin Brundle - Jaguar XJR-12 G - 359 voltas
2 C1 2 Jan Lammers/Andy Wallace/Franz Konrad - Jaguar XJR-12 G - 355 voltas
3 C1 45 Tiff Needell/David Sears/Anthony Reid - Porsche 962C Y - 352 voltas
4 C1 7 Hans Joachim Stuck/Derek Bell/Frank Jelinski - Porsche 962C M - 350 voltas
5 C1 23 Masahiro Hasemi/Kazuyoshi Hoshino/Toshio Suzuki - Nissan R90CP D - 348 voltas
6 C1 36 Geoff Lees/Masanori Sekiya/Hitoshi Ogawa - Toyota 90C-V B - 347 voltas
7 C1 13 Pascal Fabre/Michel Trollé/Lionel Robert - Cougar C24S G - 347 voltas
8 C1 9 Louis Krages/Stanley Dickens/Bob Wollek - Porsche 962C M - 346 voltas
9 C1 27 Jürgen Lässig/Pierre Yver/Otto Altenbach - Porsche 962C G - 341 voltas
10 C1 15 Harald Huysman/Massimo Sigala/Bernard Santal - Porsche 962C Y - 335 voltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário