24 Horas de Le Mans 2010
Esta edição vai ficar com o lugar reservado na história da prova, em primeiro lugar porque o mítico recorde de 1971 de 5,335.313 Km foi finalmente batido pela Audi com 5,410.713 Km, com Mike Rockenfeller, Timo Bernhard e Romain Dumas ao volante, e pelo duelo entre a Audi e a Peugeot.
Com esta vitória a Audi iguala o recorde da Ferrari com 9 vitórias.
Em ano de comemoração do 200º aniversário, a Peugeot apostou em 4 viaturas, 3 oficiais e um privado, contra 3 da Audi, dominou as sessões de qualificação com um tempo de 3 segundos mais rápida que a pole do ano anterior obtida por Sébastien Bourdais, efetuou a volta mais rápida em pista com um tempo inferior ao da pole (3:19.074), obtida por Loic Duval. A marca do leão estava decididamente ao ataque, mas perdeu os 4 carros, o do Pedro Lamy com o chassis partido no ancoramento com a suspensão dianteira direita, e os outros 3 com motor partido, o de Montagny quando estava ao comando da prova.
A HPD (Acura, marca desportiva da Honda nos EUA) vence nos LMP2 e ultrapassa pela primeira vez a barreira dos 5000 Km para os LMP2.
Regresso da Ford a Le Mans com o GT o descendente do mítico GT40 integrado na classe LMGT1, no seu último ano da categoria em Le Mans, mas a vitória coube ao Saleen.
Na LMGT2 a vitória na despedida da categoria coube à Porsche na sua 60ª participação consecutiva. A BMW participa com um ART Car decorado pelo americano Jeff Koons.
Primeira participação de uma equipa constituída por Pai e filhos, foram eles o ex-campeão mundial de Fórmula 1 Nigel Mansell, Greg e Leo Mansell, mas a aventura durou sómente 4 voltas devido a acidente sofrido pelo próprio Nigel.
4 mulheres participam na corrida, a maior participação desde 1978 com uma equipa 100% feminina ao volante de um Ford GT, são elas Natacha Gachnang, Rahel Frey e Cyndie Allemann, a última vez que tal facto ocorreu foi em 1991.
Marco, neto de Mario e filho de Michael é a nova geração da família Andretti a correr em Le Mans.
É reintroduzida simbolicamente a típica partida «tipo Le Mans» antes da formação da grelha de partida. É eleita pela primeira vez a Miss Le Mans e uma sessão de autógrafos com os pilotos na linha de boxes.
Um caso a parte foi a participação do campeão mundial Nigel Mansell. No ano anterior, havia disputado a última etapa da LMS ao lado do filho Greg. No mês de janeiro, o leão anunciou que havia comprado a equipe britânica Beechdean Motorsport. Após a compra, a Beechdean anunciou o trio para a contenda das 24 Horas de Le Mans: Nigel, Greg e Leo Mansell, ambos com experiência na World Series by Renault. A competição seria basicamente um passeio de família. Mansell pegou uma Ginetta-Zytek e o pintou de azul e vermelho. Depois, partiu para a competição. Nos dois dias de qualificação, fez uma volta em 3m36s8 e assegurou o 18º lugar no grid geral e o 16º entre os carros LMP1. Não foi um grande resultado, mas considerando-se que o piloto estava parado e já contava com 56 anos de idade, até que foi bem.
Porém na corrida o leão não teve sorte. Nigel Mansell largou e deu apenas quatro voltas completas. Na quinta delas, quando haviam passado apenas 17 minutos de corrida, o desastre. Na reta Mulsanne, um pneu do Ginetta explodiu e Nigel foi ricocheteado em direção ao guard-rail. Pancada feia a mais de 320km/h. Mansell ficou ali, desmaiado no cockpit. A corrida ficou interrompida durante 31 minutos, tempo necessário para os fiscais poderem retirar o corpulento e inanimado piloto britânico de dentro do carro. Ele foi enviado a um hospital e os médicos somente encontraram um galo em sua cabeça.
Classificação geral
1 LMP1 9 Mike Rockenfeller/Timo Bernhard/Romain Dumas - Audi R15 TDI plus M 397 voltas
2 LMP1 8 André Lotterer/Marcel Fässler/Benoît Tréluyer - Audi R15 TDI plus M 396 voltas
3 LMP1 7 Tom Kristensen/Allan McNish/Rinaldo Capello - Audi R15 TDI plus M 394 voltas
4 LMP1 6 Soheil Ayari/Didier André/Andy Meyrick - Oreca 01 D 369 voltas
5 LMP2 42 Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane - HPD ARX-01C M 367 voltas
6 LMP1 007 Harold Primat/Stefan Mücke/Adrián Fernández - Lola-Aston Martin B09/60 M 365 voltas
7 LMP2 35 Matthieu Lahaye/Guillaume Moreau/Jan Charouz - Pescarolo 01 D 361 voltas
8 LMP2 25 Mike Newton/Thomas Erdos/Andy Wallace - Lola B08/80 D 358 voltas
9 LMP2 24 Jacques Nicolet/Richard Hein/Jean-François Yvon - Pescarolo 01 D 341 voltas
10 LMP2 41 Tim Greaves/Karim Ojjeh/Gary Chalandon - Ginetta-Zytek GZ09S/2 D 341voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário