sábado, 11 de agosto de 2018

2011 - Audi 4 X Peugeot 1

24 Horas de Le Mans 2011
Todas as edições das 24 Horas são especiais e entram para a história do automobilismo mundial, mas algumas são memoráveis, exatamente como a que aconteceu em 2011. Com o duelo Audi/Peugeot, agora no 5º round, com nova vitória da Audi sobre a Peugeot, com um único carro Alemão (os outros 2 ficaram completamente destruídos em 2 brutais acidentes) contra 4 da Peugeot (3 da nova geração e um de 2010 entregue à Oreca).
Allan McNish sobrevive a um espetacular acidente, na primeira hora de prova, quando tentava de uma vez só ultrapassar o seu companheiro de equipa Timo Bernhard e ao mesmo tempo dobrar o Ferrari nº58.
Novo acidente assustador para a Audi com Robert Kauffman ao volante do Ferrari nº71, não se apercebendo da ultrapassagem de Mike Rockenfeller na zona entre Mulsanne e Indianápolis, (onde se atingem velocidades na ordem dos 300 km/h ou mais) toca no Audi fazendo com que este batesse violentamente nos rails. Com estes 2 acidentes dos Audi, a corrida sofreu uma neutralização de 4h53m atráz do Safety-Car.
Polêmica também na estratégia da Peugeot, ao deixar Pedro Lamy no carro nº9 e Franck Montagny de "fora", tendo o português efetuado únicamente hora e meia de prova. Nos treinos de qualificação, os 6 carros oficiais ficaram separados a meio segundo da Pole de Benoit Treluyer. Prova foi disputada ao "sprint" com a Audi a bater a Peugeot por apenas 13.8s e com nada mais que 47 mudanças de líder! E com o tempo da Pole a ser batido por Andre Lotterer por meio segundo. A nível estatístico, a Audi ocupa agora o segundo lugar no que a total de vitórias diz respeito, com 10 vitórias, ultrapassando a Ferrari. A única consolação dos franceses, se assim se pode chamar, é que o Audi vencedor tinha a seu cargo um francês, Benoit Treluyer.
Hat trick para o Audi Nº2 que obteve a «Pole Position», volta mais rápida e a vitória. Apresentação mundial do novo Campeonato do Mundo de Endurance (ILMC) a ter início em 2012 após uma interrupção de 20 anos. Também é apresentado o projecto "Box 56" que será reservado a projectos inovadores. O eleito a participar na edição de 2012 foi o projecto americano Delta Wing, inicialmente previsto para ser o chassis oficial da Fórmula Indy, que foi entretanto recusado. Pela primeira vez desde 1955 alinham à partida 56 carros, um deles era o Oreca com uma motorização hibrida. Primeira participação de um casal, eram eles David e Andrea Robertson ao volante de um Ford GT. As classes dos GTs foram divididas agora em LM GTE Pro para as profissionais e LM GTE Am para equipas amadoras com apenas 1 piloto profissional, e ambas foram entregues à Corvette com 73 e 50 respectivamente. Regressam os «Test days» em Abril, e com a continuação da sessão de Treinos livres na quarta-feira entre as 16 e as 20 horas.
Classificação Geral
1 LMP1 2 Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer - Audi R18 TDI M 355 voltas
2 LMP1 9 Sébastien Bourdais/Simon Pagenaud/Pedro Lamy - Peugeot 908 M 355 voltas
3 LMP1 8 Stéphane Sarrazin/Franck Montagny/Nicolas Minassian - Peugeot 908 M 353 voltas
4 LMP1 7 Anthony Davidson/Alexander Wurz/Marc Gené - Peugeot 908 M 351 voltas
5 LMP1 10 Nicolas Lapierre/Loïc Duval/Olivier Panis - Peugeot 908 HDi FAP M 339 voltas
6 LMP1 12 Nicolas Prost/Neel Jani/Jeroen Bleekemolen - Lola B10/60 M 338 voltas
7 LMP1 22 Vanina Ickx/Bas Leinders/Maxime Martin - Lola-Aston Martin B09/60 M 328 voltas
8 LMP2 41 Karim Ojjeh/Olivier Lombard/Tom Kimber-Smith - Zytek Z11SN D 326 voltas
9 LMP2 26 Soheil Ayari/Franck Mailleux/Lucas Ordoñez - Oreca 03 D 320 voltas
10 LMP2 33 Scott Tucker/Christophe Bouchut/João Barbosa - Lola B08/80 M 319 voltas

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