sábado, 18 de agosto de 2018

2013 - Senhor 24 Horas

A edição 2013 das 24 Horas de Le Mans ficou marcada pela morte do dinamarquês Allan Simonsen e pela nona conquista do também dinamarquês Tom Kristensen, o senhor 24 horas. A equipe Audi conquistou a mais tradicional prova de endurance do automobilismo mundial. Desde as voltas iniciais, houve intensa disputa entre os três carros da Audi e os dois da Toyota, aliás, o time japonês estava disposto a dificultar a vida para os alemães, atacando logo nas primeiras voltas com pista úmida, onde o carro 7 chegou a assumir a liderança por apenas uma curva, tomando o troco do Audi 1. O Toyota 8 também assumiu a liderança por duas vezes, ambas por paradas da equipe Audi para abastecimento. Porém, os carros alemães mostravam sua superioridade e abriram vantagem, a medida que a pista secava.
Após um problema com o alternador do carro número 1 da Audi, seu carro irmão número 2 passou para a primeira posição para não mais perdê-la. Mas não foi fácil, pois os Toyotas atacaram o tempo todo, mesmo sendo mais lentos, aproveitaram-se dos vários Safety Cars que entraram na pista, ao final de 24 horas a diferença foi apenas de uma volta. A bordo de um Audi R18 e-tron quattro, o dinamarquês Tom Kristensen cruzou a linha de chegada após pouco mais de 24 horas de corrida no primeiro lugar, vencendo a corrida pela nona vez na carreira. Aos 45 anos, Kristensen já havia vencido Le Mans em 1997, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2008. O dinamarquês, porém, pouco comemorou a vitória, por conta da morte do compatriota Allan Simonsen na véspera, ainda nas primeiras voltas da corrida que disputava pela Aston Martin. Kristensen dividiu o carro na corrida com o britânico Allan McNish e com o francês Loic Duval. McNish já havia vencido a corrida em duas outras ocasiões (1998 e 2008), enquanto Duval – que substituiu o italiano Rinaldo Capello no trio - faturou o primeiro lugar pela primeira vez.
O resultado da 90a. edição da prova consagrou Kristensen de maneira ainda mais isolada como o maior nome da história das 24 Horas de Le Mans. Maior vencedor da história da prova, ele tem três vitórias a mais que o segundo colocado na lista, o belga Jacky Ickx. Derek Bell (Grã-Bretanha), Frank Biela (Alemanha) e Emanuelle Pirro (Itália) venceram cinco vezes cada. O segundo lugar na prova da categoria principal, LMP1, ficou com o carro número 8 da Toyota, formado por Anthony Davidson (Grã-Bretanha), Stéphane Sarrazin (França) e Sébastien Buemi (Suíça). O terceiro lugar ficou com outro carro da Audi, pilotado por Marc Gené (Espanha), Oliver Jarvis (Grã-Bretanha) e Lucas di Grassi (Brasil). A atuação do brasileiro foi muito elogiada pelo vencedor Tom Kristensen e causou boa impressão na equipe alemã.
Bruno Senna, outro brasileiro que esteve no circuito, não teve a mesma sorte de Di Grassi. Na classe GTE Pro, o piloto da Aston Martin teve de abandonar as pistas por causa de um acidente sofrido pelo francês Frédéric Makowiecki, com quem compartilhava o carro. Com a pista ainda molhada, Makowiecki perdeu o controle e bateu no guard-rail. Bruno teve o carro destruído e não pôde voltar para a prova.
Entre os portugueses, Pedro Lamy, que pilotou o Aston Martin Vantage número 98 juntamente com Paul Dalla Lana e Bill Auberlain, foi obrigado a abandonar, com o motor partido, quando seguia na sétima posição da categoria GTE Pro, depois de a família de Simonsen ter pedido para a equipa manter os carros em pista, apesar do trágico acidente. “A equipa estava um pouco confusa. Ninguém acreditava no que tinha acontecido. Não é fácil perder um colega de equipa. Conhecia bem o Allan, pois tinha sido meu companheiro de equipa este ano nas 24 Horas de Nurburgring. Depois do que aconteceu, a desistência é o que menos importa este fim-de-semana”, referiu Pedro Lamy. Rui Águas, fazendo equipa com Potolicchio e Bright num Ferrari 458 Italia, terminou em 38.º, com 294 voltas, e em nono na categoria GTE Am, enquanto Manuel Rodrigues, com Macneil e Dumas, no Chevrolet Corvette C6 ZR1, ficou em 42.º, décimo na mesma categoria, com 268.
Classificação geral
1 LMP1 2 Allan McNish/Tom Kristensen/Loïc Duval - Audi R18 e-tron quattro M 348 voltas
2 LMP1 8 Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin/Sébastien Buemi - Toyota TS030 Hybrid M 347 voltas
3 LMP1 3 Marc Gené/Oliver Jarvis/Lucas di Grassi - Audi R18 e-tron quattro M 347 voltas
4 LMP1 7 Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima - Toyota TS030 Hybrid M 341 voltas
5 LMP1 1 André Lotterer/Marcel Fässler/Benoît Tréluyer - Audi R18 e-tron quattro M 338 voltas
6 LMP1 21 Nick Leventis/Jonny Kane/Danny Watts - HPD ARX-03c M 332 voltas
7 LMP2 35 Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo González - Morgan LMP2 D 329 voltas
8 LMP2 24 Olivier Pla/Alex Brundle/David Heinemeier Hansson - Morgan LMP2 D 328 voltas
9 LMP2 26 Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway - Oreca 03 M 327 voltas
10 LMP2 42 Michael Krumm/Jann Mardenborough/Lucas Ordóñez - Zytek Z11SN D 327 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário