sábado, 4 de agosto de 2018

2009 - Leões quebram sequência da Audi

24 Horas de Le Mans
A equipe das cinco argolas era considerada como a favorita da prova, já que tinha vencido nos últimos cinco anos. Mas quem acabou vencendo a competição foram os Leões da Peugeot. Não apenas venceram, mas também levaram os dois primeiros lugares. O melhor carro da equipe das argolas acabou chegando apenas em terceiro lugar. O carro vencedor da Peugeot foi o de número 9, contando com os pilotos Marc Gene, David Brabham e Alexander Wurz. O carro número 8 chegou uma volta depois, com Sébastien Bourdais, Franck Montagny e Stéphane Sarrazin. É o regresso da marca francesa às vitórias. Desde 1993 que a marca do leão não conseguia o primeiro lugar.
Conforme o tempo foi passando, o carro número 1 da Audi foi ficando um pouco para trás, mesmo com os seus pilotos Allan McNish, Rinaldo Capello e Tom Kristensen se esforçando ao máximo. Na bandeirada final, eles estavam nada menos que seis voltas atrás do carro da Peugeot que tinha vencido a corrida. Os outros dois carros da Audi acabaram abandonando, em uma sequência de acontecimentos lamentáveis, pois um bateu em uma barreira, e o outro teve problemas com a bomba de combustível. O executivo Rupert Stadler, da Audi, apesar de desapontado com o resultado, comentou que quando você ganha a corrida por cinco anos, isso ia acontecer mesmo, uma hora ou outra, pois ninguém vence tudo. Ele reconheceu que Le Mans é muito difícil, e que a Peugeot está de parabéns por ter ganhado, mas só depois de ter tentado por três anos seguidos.
Para os fãs do automobilismo puro, este final de semana é sempre muito especial. Os olhos colados na Televisão, os europeus aceleram para voltas e voltas de adrenalina da mais importante competição automóvel do Mundo. Esta foi a 77ª edição da prova organizada pelo Automobile-Club de l'Ouest. Após oito triunfos em Le Mans, Tom Kristensen, 41 anos, era apontado como favorito ao volante do seu Audi R15 TDi mas, desta vez, surgiu um Peugeot 908 HDi-FAP decidido a vencer. A resistência das máquinas, pilotos e equipas são levadas ao limite. Ao soarem as 15 horas no Circuito de La Sarthe, exatamente 5.206 km e 382 voltas após a partida, o carro 908 HDi Nº. 9, com Marc Gene ao volante (Alexander Wurtz/David Brabham), cortou a linha de meta e cumpriu o sonho perseguido pela Peugeot há três anos.
O piloto português Pedro Lamy tinha este ano fortes possibilidades de vencer as 24 Horas de Le Mans, ao volante do 908 Nº. 8 partilhado com Minassian e Klien, e Lamy ainda surgiu dominador na fase inicial, ao subir ao segundo lugar logo na segunda volta. Porém, quando decorria pouco mais de uma hora de corrida, o seu Peugeot 908 sofreu uma colisão no box com o também Peugeot 908 Nº. 17 da Pescarolo Racing. Sendo assim, teve que dar uma volta inteira no grande circuito de Le Mans, de forma lenta e deixando partes do carro pela pista. Com a consequente paragem no box e queda da 2ª para a 50ª posição. O Peugeot 908 Nº. 8 pilotado por Lamy/Minassian/Klien protagonizou uma recuperação notável conseguindo terminar no sexto lugar. "Agora que a corrida acabou, fica, acima de tudo, o sabor da vitória da Peugeot. É neste projeto que estou envolvido, sinto que contribuí e que faço parte da vitória da Equipe dos Leões, apesar de não ter sido o meu carro que ganhou. Penso que à partida tinha grandes possibilidades de vencer, mas os problemas que tivemos fizeram-nos perder muito tempo. O mais importante é que se concretizou o sonho da Peugeot de regressar às vitórias em Le Mans." Declarou Lamy ao final da corrida.
Destaque para o português João Barbosa que fez equipa com Christophe Tinseau e Bruce Jouanny que aceleraram no Pescarolo-Judd e terminaram a 14 voltas do vencedor, num excelente oitavo lugar. A Quifel ASM Team de Miguel Pais do Amaral foi obrigada a abandonar as 24 Horas de Le Mans devido a problemas técnicos. Os azares começaram cedo para a equipa portuguesa e, ao fim de quatro horas de corrida, não teve alternativa senão abandonar. A mítica prova francesa também não correu bem a Tiago Monteiro. O Oreca AIM nº 10 sofreu diversos problemas. No primeiro turno, Stephane Ortelli teve uma saída de pista e danificou o carro que esteve pouco fiável ao longo de toda a prova sendo forçado a desistir. O carro contava ainda com a pilotagem do brasileiro Bruno Senna.
Classificação final
1 LMP1 9 David Brabham/Marc Gené/Alexander Wurz - Peugeot 908 HDi M 382 voltas
2 LMP1 8 Franck Montagny/Sébastien Bourdais/Stéphane Sarrazin - Peugeot 908 HDi M 381 voltas
3 LMP1 1 Tom Kristensen/Allan McNish/Rinaldo Capello - Audi R15 TDI M 376 voltas
4 LMP1 007 Jan Charouz/Tomáš Enge/Stefan Mücke - Lola-Aston Martin B09/60 M 373 voltas
5 LMP1 11 Olivier Panis/Nicolas Lapierre/Soheil Ayari - Oreca 01 M 370 voltas
6 LMP1 7 Nicolas Minassian/Pedro Lamy/Christian Klien - Peugeot 908 HDi M 369 voltas
7 LMP1 14 Charles Zwolsman, Jr./Narain Karthikeyan/André Lotterer - Audi R10 TDI M 369 voltas
8 LMP1 16 Christophe Tinseau/Bruce Jouanny/João Barbosa - Pescarolo 01 M 368 voltas
9 LMP1 15 Christian Bakkerud/Christijan Albers/Giorgio Mondini - Audi R10 TDI M 360 voltas
10 LMP2 31 Casper Elgaard/Kristian Poulsen/Emmanuel Collard - Porsche RS Spyder Evo M 357 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário