segunda-feira, 1 de abril de 2013

1933 – Alfa Romeo Tricampeã

24 Horas de Le Mans 1933
Pelo terceiro ano consecutivo, a Alfa Romeo 8C de 2300cc vence a competição, desta vez colocando seus carros nas três primeiras posições. A vitória coube ao francês Raymond Sommer, que já havia vencido no ano anterior, fazendo dupla com o grande campeão italiano Tazio Nuvolari.
Seis mil oitocentos e oitenta e três centímetros cúbicos, 217 Km/h de velocidade máxima e um tamanho e peso impressionantes atraiam todos os olhares de quem se encontrava em Le Mans naquele dia 17 de Junho de 1933. Este “monstro” era um americano Duesenberg SJ pilotado pelo príncipe Nicolas da Roménia que era também o patrono da equipa.
Mas é necessário mais do que um grande americano para ganhar em Le Mans ! Nicolas da Roménia é desqualificado nas primeiras voltas porque teve necessidade de abastecimento antes do tempo que os regulamentos permitiam.
Mais uma vez a supremacia é da Alfa Romeo e dos seus pilotos fora de série, todos os outros carros passam a ser visto apenas pelos retrovisores dos Alfas, entre eles os Stutz.
A luta pelo primeiro lugar é intensa até a linha da meta, com Sommer na frente até que uma ruptura no automóvel faz com que seja ultrapassado pelo anterior companheiro de Le Mans, Chinetti que juntamente com Chiron assumem o comando da corrida. Porém, o carro de Chinetti e Chiron segue com o tanque de combustível tapado com sabão e pastilha elástica, o 8C enfraquece e é passado nas últimas voltas por Nuvolari companheiro de Sommer, fazendo a prova á velocidade média de 131 Km/h.
A prova proporciona uma chegada emocionante, quando Nuvolari (um dos maiores pilotos de toda a história do automobilismo) derrota Luigi Chinetti, o segundo colocado, por apenas 400 metros. A Alfa Romeo registra novamente a volta mais rápida. O próprio Sommer bateu o recorde da volta mais rápida, passando agora a ser de 146 Km/h. O tempo que separou os dois primeiros lugares foi apenas de nove segundo e meio. O terceiro lugar é ocupado também por outro Alfa, mas este da equipa Inglesa Arthur W. Fox com menos oito voltas que as duas equipas Italianas.
A França a correr em casa não vai além de um nono lugar com um Tracta de 999 c.c., pilotado por Félix Quinault e Pierre Padrault.
No ano de 1933, acontece um acidente fatal em outra competição, tirando a vida de Henry “Tim” Birkin, bicampeão de Le Mans em 1929 e 1931. Ele se acidenta quando treinava para o Grande Prêmio da Cidade de Trípoli, sofre queimaduras no escapamento do carro, que propiciam a chegada de uma septemia.

Resultado geral
1 3.0 11 Raymond Sommer/Tazio Nuvolari - Alfa Romeo 8C 2300MM - 233 voltas.
2 3.0 8 Luigi Chinetti/Philippe de Gunsburg - Alfa Romeo 8C 2300 - 233 voltas
3 3.0 12 Brian E. Lewis/Tim Rose-Richards - Alfa Romeo 8C 2300 - 225 voltas
4 1.1 30 Alex van der Becke/Kenneth Peacock - Riley Nine Brooklands - 191 voltas
5 1.5 25 Pat Driscoll/Clifton Penn-Hughes - Aston Martin 1½ Le Mans - 188 voltas
6 750 41 John Ludovic Ford/Maurice Baumer - MG J-type 4C Midget - 176 voltas
7 1.5 24 A.C. Bertelli/Sammy Davis - Aston Martin 1½ Le Mans - 174 voltas
8 2.0 21 André Rousseau/Francois Paco - Alfa Romeo 6C 1750GS Coupe - 167 voltas
9 1.1 35 Félix Quinault/Pierre Padrault - Tracta - 161 voltas
10 1.1 28 Just-Emile Vernet/Fernand Vallon - Salmson GS - 159 voltas

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