domingo, 14 de abril de 2013

1938 – Façanha da Delahaye

24 Horas de Le Mans 1938
A circuito de La Sarthe conheceu a única vitória de um Delahaye 135S, que foi conseguida à duras penas. Os pilotos franceses Eugene Chaboud e Jean Tremoulet tiveram que lidar com problemas de câmbio e o carro terminou a prova com somente uma marcha.
Registra-se a primeira participação de um veículo com motor V12, trata-se de um Delahaye 145. A pista sofre um alargamento, melhorando as condições de disputa.
Em 1938 as 28 equipas francesas em 42 no total, ofereciam uma significativa esperança na conquista da prova. Mas a Alfa sem ganhar à 2 edições e outros como a Talbot esperavam conseguir uma vitória na difícil prova francesa. Então quem venceria as 24 horas, a Delahaye, verdadeiros formula 1 da época ou a Alfa que acabara de ganhar a não menos famosa Mille Miglia italiana.
No inicio da prova dia 17 de Junho de 1938, rapidamente Raymond Sommer com Alfa Romeo conquista a liderança da prova com o seu enorme cupé, seguido por 2 pacientes Delahaye, com a sua solidês e regularidade. Mas às 2 horas de domingo o Alfa de Sommer e Biondetti, pára com 14 voltas de avanço e válvulas quebradas. Rapidamente os Delahaye assumem o comando, levando 2 carros até ao final nos 2 primeiros lugares.
Embora a vitória de Eugéne Chaboud e Jean Trémoulet ao volante do 135MS, traga de novo a glória da vitória à França, deixa o seu orgulho ferido por não terem conseguido bater nenhum recorde. No entanto, seus pilotos não puderam bater recordes devido às condições que o carro lhes impunha. Mesmo assim foi uma façanha derrotar equipes como a Alfa Romeo e a Talbot.

























Classificação Geral
1 5.0 15 Eugène Chaboud/Jean Trémoulet - Delahaye 135CS - 235 voltas
2 5.0 14 Gaston Serraud/Yves Giraud-Cabantous - Delahaye 135CS - 233 voltas
3 5.0 5 Jean Prenant/André Morel - Talbot T150SS Coupe - 219 voltas
4 5.0 10 Louis Villeneuve/René Biolay - Delahaye 135CS - 218 voltas
5 2.0 24 Charles de Cortanze/Marcel Contet - Darl'Mat DS Peugeot - 214 voltas
6 2.0 28 Peter Graff Orssich/Rudolf Sauerwein - Adler Super Trumpf Rennlimousine - 211 voltas
7 1.5 33 Otto Löhr/Paul von Guillaume - Adler Trumpf Rennlimousine - 204 voltas
8 1.1 46 Jacques Savoye/Pierre Savoye - Singer Nine Le Mans - 174 voltas
9 1.1 42 Albert Debille/Guy Lapchin - Simca Huit - 172 voltas
10 1.5 31 Peter Clark/Marcus Chambers - HRG Le Mans - 170 voltas


Nenhum comentário:

Postar um comentário