24 Horas de Le Mans 1937
Tudo estava preparado para a edição de 1936, prometia ser a maior corrida de sempre com 18 marcas à partida, só a Delahaye tinha 8 carros e a Citroen também estava lá. O circuito e as zonas de acolhimento dos pilotos, de mecânicos tinham sido modernizados. Esperava-se um fluxo excepcional do público internacional. A anulação devido à greve e problema de abastecimento causou, por conseguinte um prejuízo econômico importante para os construtores e a economia local.
No ano seguinte a Bugatti obteve sua primeira vitória com os pilotos Jean Pierre Wimille e Robert Benoist. O carro era um Bugatti 57S. Idealizado e desenhado por Jean Bugatti (filho de Ettore Bugatti, fundador da fábrica francesa), o modelo fez fama pelas formas aerodinâmicas, pelas poucas unidades comercializadas (apenas 710) e, em termos esportivos, pelas conquistas em provas de estrada. Porém, quando o nome 57S é mencionado, não dá outra: sua performance na edição de 1937 de Le Mans, quando estreou vencendo (seis voltas de vantagem para o segundo) é até hoje lembrada.
Um fato triste durante a prova: Diante de um clima infernal, 6 carros acidentados e dois pilotos mortos no trecho denominado Maison Blanche. Os dois condutores eram de origem francesa e inglesa.
Na edição de 1937 os construtores Franceses estão mais fortes que nunca. De um leque fabuloso de marcas destacam-se a Alfa, Delahaye, Talbot e um desconhecido que atrai a curiosidade de todos, a alemã BMW. A novidade alemã atiça a curiosidade do público e este é o sentimento dominante em relação ao construtor germânico.
Após algumas horas de prova, seis automóveis envolvem-se num imenso acidente. Do caos de chapas retorcidas resultam dois mortos, o Inglês Pat Fairfield e o Francês "Rekip" (René Kippeurt).
Os franceses dominam por completo esta edição e após o comando da prova por parte de um Delahaye, segue-se o Bugatti T57 G 'Tank' número 2, pilotado por Jean-Pierre Wimille e por Robert Benoist, ambos franceses.
O Bugatti número 2 vence assim a 12ª edição das 24 horas de Le Mans, conseguindo ainda o recorde da volta mais rápida fixado em 155 Km/h. Onze anos após a vitória de um Lagonda é agora a Bugatti a conquistar o troféu para a França.
Classificação final
1 5.0 2 Jean-Pierre Wimille/Robert Benoist - Bugatti Type 57G Tank - 243 voltas
2 5.0 14 Joseph Paul/Marcel Mongin - Delahaye 135CS - 236 voltas
3 5.0 10 René Dreyfus/Henri Stoffel - Delahaye 135CS - 231 voltas
4 3.0 19 Jacques de Valence de Minardiere/Louis Gérard - Delage D6-70 - 215 voltas
5 1.5 37 J.M. Skeffington/R.C. Murton-Neale - Aston Martin 1½ Ulster - 205 voltas
6 2.0 33 Peter Graff Orssich/Rudolf Sauerwein - Adler Super Trumpf Rennlimousine - 205 voltas
7 2.0 26 Jean Pujol/Marcel Contet - Darl'Mat DS Peugeot 2.0L - 203 voltas
8 2.0 25 Charles de Cortanze/Maurice Serre - Darl'Mat DS Peugeot 2.0L - 203 voltas
9 2.0 34 Otto Löhr/Paul von Guilleaume - Adler Super Trumpf Rennlimousine - 202 voltas
10 2.0 27 Daniel Porthault/Louis Rigal - Darl'Mat DS Peugeot 2.0L - 197
Nenhum comentário:
Postar um comentário