O 72º grande prêmio automobilístico das 24 Horas de Le Mans, aconteceu nos dias 12 e 13 de junho 2004 em Le Mans, França no autódromo francês, Circuito de la Sarthe.
Em 2001 e 2002, Audi e Bentley, que pertencem ao grupo VW, chegaram a correr juntas, com equipes de fábrica, na 24 Horas de Le Mans. Em 2003, a Volkswagen decidiu que só a britânica teria equipe de fábrica e, na ocasião, a Bentley conseguiu vencer a corrida – com o modelo Speed8 e o trio Tom Kristensen, Rinaldo Capello e Guy Smith. Porém, em 2004 a equipe de fábrica da Bentley deixou de existir e a Volkswagen voltou a concentrar na Audi seus esforços para Le Mans.
O começo da corrida foi dominada pelos carros da Audi, com os dois protótipos R8 nº 88 e nº8 da equipe inglesa UK liderando, seguido de perto pela equipe americana Champion e a equipe japonesa Goh.
A classe GTS era disputada entre Ferrari e Corvette, enquanto a Porsche ditaria o ritmo da classe GT.
Ainda no começo da prova, um acidente entre o Audi nº 2 e o Audi nº 8, tirou de ambos, suas chances de vitória. Tom Kristensen, com o Audi nº 5 passou para segundo e começou a perseguir o líder. A Pescarolo e o Dome seguiam os dois Audis, mas com voltas de desvantagem.
O Campeão Mundial de Rali "Colin McRae" comandava as ações da Ferrari contra os competentes Corvettes conduzidos pelo experiente trio Oliver Gavin/Olivier Beretta/Jan Magnussen.
Finalmente, no domingo a Audi japonesa assumiu a liderança para não mais perder.
Classificação geral
1 LMP1 5 Seiji Ara/Rinaldo Capello/Tom Kristensen - Audi R8 M 379 voltas
2 LMP1 88 Jamie Davies/Johnny Herbert/Guy Smith - Audi R8 M 379 voltas
3 LMP1 2 JJ Lehto/Marco Werner/Emanuele Pirro - Audi R8 M 368 voltas
4 LMP1 18 Soheil Ayari/Érik Comas/Benoît Tréluyer - Pescarolo C60 M 361 voltas
5 LMP1 8 Allan McNish/Frank Biela/Pierre Kaffer - Audi R8 M 350 voltas
6 GTS 64 Oliver Gavin/Olivier Beretta/Jan Magnussen - Corvette C5-R M 345 voltas
7 LMP1 15 Jan Lammers/Chris Dyson/Katsutomo Kaneishi - Dome S101 D 341 voltas
8 GTS 63 Ron Fellows/Max Papis/Johnny O'Connell - Corvette C5-R M 334 voltas
9 GTS 65 Darren Turner/Colin McRae/Rickard Rydell - Ferrari 550-GTS M 329 voltas
10 GT 90 Jörg Bergmeister/Patrick Long/Sascha Maassen - Porsche 911 GT3-RS M 327 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário