sábado, 30 de junho de 2018

2007 - Golpe de Teatro

24 Horas de Le Mans  - Décima terceira actualização do traçado da pista, passando agora para 13.629 Km. Nova vitória para a Audi, com motor Diesel, desta vez com a forte oposição da Peugeot, também com carros Diesel. Durante a temporada de 2007, a Audi decidiu participar de corridas nos EUA, enquanto a Peugeot participou das provas na Europa, assim sendo, não se enfrentaram até Le Mans. Porém, na classificação, a Audi provavelmente não mostrou todas as cartas, deixando a Peugeot nº 8 com a pole position e a nº 7 em terceiro. Os alemães posicionaram-se na segunda, quarta e sexta colocações. Portanto, deixaram esperanças que os franceses iriam dominar a prova.
Mas se tratou apenas de um golpe de teatro da equipe Audi, que passou a frente com o carro nº 2 logo na primeira curva, graças a escapada na pista úmida do Peugeot nº 8, que caiu para quarto. O Audi 2 ganhou terreno rapidamente, enquanto o Peugeot 8 recuperava o segundo lugar quando ultrapassou seu companheiro nº 7 já na segunda volta.
A terceira força da disputa eram os também franceses da Pescarolo, mas o regulamento privilegiou os carros a diesel em detrimento dos automóveis movidos a gasolina. Nas primeiras voltas estavam na sexta colocação. A partir da terceira passagem foi a vez dos carros 1 e 3 da Audi forçarem em cima dos Peugeot, conseguindo a segunda e quarta colocações respectivamente.
A prova foi marcada pela forte instabilidade climatérica, onde o safety-car foi uma das presenças assíduas por causa da forte chuva que se fez sentir, em particular na última hora.
Depois de vários abandonos, a Audi ganhou com o carro nº 1 sendo seguido a dez voltas pelo Peugeot nº 8. O Pescarolo 16 conseguiu um importante lugar no pódio com o terceiro lugar.
Nos Gts, interessante briga entre a Aston Martin e Corvette, com a vitória do nº 009 dos ingleses.
É utilizado pela primeira vez na prova um sistema de indicadores luminosos coloridos na parte lateral do carro que indicava a posição até ao terceiro lugar, consoante a categoria. tais como: - LMP1 - Vermelho, LMP2 - Azul, LMGT1 - Verde e LMGT2 - Amarelo.
Classificação geral
1 LMP1 1 Marco Werner/Emanuele Pirro/Frank Biela - Audi R10 TDI M 369 voltas
2 LMP1 8 Stéphane Sarrazin/Pedro Lamy/Sébastien Bourdais - Peugeot 908 M 359 voltas
3 LMP1 16 Emmanuel Collard/Jean-Christophe Boullion/Romain Dumas - Pescarolo 01 M 358 voltas
4 LPM1 18 Stuart Hall/João Barbosa/Martin Short - Pescarolo 01 D 347 voltas
5 GT1 009 David Brabham/Darren Turner/Rickard Rydell - Aston Martin DBR9 M 343 voltas
6 GT1 63 Johnny O'Connell/Jan Magnussen/Ron Fellows - Corvette C6.R M 342 voltas
7 GT1 008 Christophe Bouchut/Fabrizio Gollin/Casper Elgaard - Aston Martin DBR9 M 341 voltas
8 LMP1 15 Jan Charouz/Stefan Mücke/Alex Yoong - Lola B07/17 M 338 voltas
9 GT1 007 Johnny Herbert/Peter Kox/Tomáš Enge - Aston Martin DBR9 M 337 voltas
10 GT1 54 Laurent Groppi/Nicolas Prost/Jean-Philippe Belloc - Saleen S7-R M 337 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário