24 Horas de Le Mans - Para fãs e pilotos do mundo inteiro, Le Mans representa a Meca do automobilismo. Ao menos uma vez na vida, tem que se disputar (no caso dos pilotos) ou assistir (na condição de fãs) a famosa prova. O duelo no ano de 2005 ficou por conta dos Audi, Pescarolo e DBA Judd.
A pequena equipe inglesa Creation competiu pela primeira vez em Le Mans com o carro DBA Judd, contou com os pilotos Nicholas Minassian, Jamie Campbell Walter e Andy Wallace. No ano anterior a equipe se destacou no campeonato European Le Mans Series com duas poles e três pódios, por isso foi selecionada para correr às 24 horas. Na preparação para a corrida, o DBA Judd da equipe foi bem em Spa Francorchamps, com o terceiro lugar à largada, mas não conseguiu completar a corrida.
Fazer um carro sensível como o protótipo correr por 24 horas da maneira mais rápido possível é um grande desafio de engenharia. A Pescarolo ditou o ritmo dos treinos, com quatro longas retas Le Mans é ideal para os carros da equipe que se aproveitou do regulamento, mas seu carro mostrava-se com grande dificuldade em durabilidade.
Vindo de um evento de três dias onde se sagrou campeão mundial de rali, Sebastian Loeb chegou ao circuito uma hora antes dos testes, e ainda assim conseguiu se classificar para a prova.
A Audi participou com duas equipes semi-oficiais, a francesa Oreca e a americana Champion, cada uma com dois bólidos. Os regulamentos técnicos restringiram a velocidade final do Audi R8, mas o grande triunfo do carro estava na confiabilidade.
O francês Emmanuel Collard coloca o Pescarolo em primeiro lugar na largada e seu nome no livro dos recordes de Le Mans. Outro Pescarolo ocupa a segunda posição, seguido por Audi, Dome Judd, Audi, DBA Judd e Audi respectivamente, o grid está formado e o embate promete ser disputado.
No sábado de corrida o “Coliseu” de Le Mans está com um público estimado em 250 mil pessoas para ver os “Gladiadores” com seus macacões multicoloridos e seus carros superpoderosos. As solenidades começam logo de manhã, com várias atrações, como corrida de carros antigos, pesagem e vistoria técnica dos carros no centro da cidade, desfile dos pilotos que participarão da prova, e muito mais. Até que às quatro horas da tarde é dada a largada.
No início da corrida os dois Pescarolos partem na frente, é preciso abrir vantagem sobre os Audis, pois seus motores são beberrões e precisa-se de mais paradas para reabastecimento. Mas seus problemas começam quando Soheil Ayari bate num carro mais lento e perde uma volta. A Creation começa bem se mantendo em sexto lugar por uma hora, mas um furo no pneu faz o carro despencar na classificação para o quadragésimo lugar, e tem que fazer uma corrida de recuperação, felizmente falta ainda 23 horas de prova. Outras equipes também sofrem seus revezes, Eric Comas com o Pescarolo acusa problemas de câmbio. Observa-se fumaça no motor do Audi R8 da equipe Oreca. Emanuelle Pirro bate no muro ás 18:41 com o carro da Champion. Com nenhum problema até este momento, Tom Kristensen assume a liderança com o segundo Audi da Champion.
Depois de uma recuperação em que não teve mais problemas por doze horas e já se encontrava em sexto lugar, o DBA Judd sofre mais um revés, agora com Campbell Walter, que bate na proteção de pneus, mas consegue levar o carro até os pits, depois de uma parada que demorou uma hora e meia, o carro parte novamente, porém agora está na vigésima colocação. Le Mans é assim, te dá esperanças para logo em seguida tirar, a vitória está fora de cogitação para a pequena equipe inglesa, agora é tentar terminar a maratona.
Após 23 horas, a Pescarolo com o carro nº 16 persegue o Audi da Champion. O Pescarolo é de 4 a 6 segundos mais rápido que o Audi, ainda consegue tirar uma volta de desvantagem e se colocar na mesma volta do líder, mas não é o bastante. A Audi confirma sua quinta vitória em Le Mans, a prova foi ganha pela durabilidade e não pela velocidade. A pequena equipe Creation com o DBA Judd consegue concluir a corrida em 14º lugar, uma posição honrosa para um time de baixo orçamento, somente 3,5 milhões de dólares para disputar as 24 horas, (baixo?).
Classificação Geral
1 LMP1 3 Tom Kristensen/JJ Lehto/Marco Werner - Audi R8 M 370 voltas
2 LMP1 16 Emmanuel Collard/Jean-Christophe Boullion/Érik Comas - Pescarolo C60 M 368 voltas
3 LMP1 2 Frank Biela/Allan McNish/Emanuele Pirro - Audi R8 M 364 voltas
4 LMP1 4 Franck Montagny/Jean-Marc Gounon/Stéphane Ortelli - Audi R8 M 362 voltas
5 GT1 64 Oliver Gavin/Olivier Beretta/Jan Magnussen - Corvette C6.R M 349 voltas
6 GT1 63 Ron Fellows/Max Papis/Johnny O'Connell - Corvette C6.R M 347 voltas
7 LMP1 10 Jan Lammers/Elton Julian/John Bosch - Dome S101 D 346 voltas
8 LMP1 12 Dominik Schwager/Alexander Frei/Christian Vann - Courage C60H Y 339 voltas
9 GT1 59 David Brabham/Stéphane Sarrazin/Darren Turner - Aston Martin DBR9 M 333 voltas
10 GT2 71 Mike Rockenfeller/Marc Lieb/Leo Hindery - Porsche 911 GT3-RSR Y 332 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário