A prova “24 Horas de Le Mans” é o mais épico dos eventos do calendário anual do automobilismo mundial. E, claro, não é só a corrida em si que é um ícone. A prova criou à sua volta várias lendas, desde carros, equipes e pilotos que fazem hoje parte da sua história. Da mesma forma que as 24 Horas de Le Mans são capazes de levar o ser humano e as suas máquinas ao limite máximo das capacidades físicas e mecânicas, também coroa os melhores entre os melhores. Ao longo das décadas a inovação tecnológica, a precisão, a fiabilidade (e por vezes um pouco de sorte) colocaram um grupo seleto de marcas no Monte Olimpo automobilistico.
Foi exatamente o que aconteceu nesta edição com o Carro Audi R10 TDI.
A vitória histórica foi para a Audi, que pela primeira vez fez um veículo com motor Diesel cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. A audi, com seu modelo de corrida a diesel, desafiou os motores a gasolina, considerados melhores quando se refere a propulsão e velocidade de um automóvel.
O Audi R10 TDI pode ser considerado um clássico moderno da história recente das 24 Horas de Le Mans. Não só foi o primeiro carro com motor a diesel a vencer a corrida de resistência, como se manteve invicto durante 3 anos consecutivos: 2006, 2007, 2008.
Pilotado pelo trio Emmanuele Pirro/Frank Biela/Marco Werner, o Audi nº 8 completou 380 voltas e venceu, na classificação geral, a tradicional e árdua corrida. O outro R10 da equipe, o de número 7, de Rinaldo Capello/Allan McNish/Tom Kristensen, que havia conquistado a pole position, chegou em terceiro, a treze voltas do líder, após perder 20 minutos no box para a troca de injetores do lado direito.
A única oposição de respeito eram os carros da equipe Pescarolo, do tetracampeão de Le Mans, Henri Pescarolo. Mas os franceses não só tiveram que fazer mais paradas nos boxes para reabastecimento, como se surpreenderam pela velocidade dos alemães. Assim, o melhor Pescarolo cruzou em segundo lugar.
Curiosidade: Durante obras de benificiação no circuito, foi encontrada a 11 de Janeiro uma bomba da segunda grande guerra intacta.
Classificação final
1 LMP1 8 Frank Biela/Marco Werner/Emanuele Pirro - Audi R10 TDI M 380 voltas
2 LMP1 17 Sébastien Loeb/Eric Hélary/Franck Montagny - Pescarolo C60 M 376 voltas
3 LMP1 7 Rinaldo Capello/Tom Kristensen/Allan McNish - Audi R10 TDI M 367 voltas
4 GT1 64 Oliver Gavin/Olivier Beretta/Jan Magnussen - Corvette C6.R M 355 voltas
5 LMP1 16 Emmanuel Collard/Érik Comas/Nicolas Minassian - Pescarolo C60 M 352 voltas
6 GT1 007 Tomáš Enge/Darren Turner/Andrea Piccini - Aston Martin DBR9 M 350 voltas
7 GT1 72 Luc Alphand/Patrice Goueslard/Jerôme Policand - Corvette C5-R M 346 voltas
8 LMP2 25 Mike Newton/Thomas Erdos/Andy Wallace - MG-Lola EX264 M 343 voltas
9 GT1 62 Antonio García/David Brabham/Nelson Piquet Jr. - Aston Martin DBR9 M 343 voltas
10 GT1 009 Pedro Lamy/Stéphane Sarrazin/Stéphane Ortelli - Aston Martin DBR9 M 342 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário