domingo, 6 de maio de 2018

1996 - Vitória de um Abusado

24 Horas de Le Mans 1996 - O Mclaren havia dominado completamente o ano anterior, não havia maneira dos concorrentes poderem competir com os Mclaren F1, algo mais era necessário. O GT1 911, era um carro projetado para levar a Porsche de volta ao círculo dos vencedores de Le Mans durante os anos 90. Feito principalmente para combater os Mclaren F1. Com um cuidadoso estudo do regulamento GT e aprofundada avaliação das características básicas dos 911, a opinião do departamento de competições da Porsche era que o apelidado Super 911 poderia ser páreo para os Mclaren. O projeto foi desenvolvido pelo grupo que tinha projetado o motor Porsche TAG vencedor do Campeonato Mundial para a Mclaren na F1. Era um pouco irônico que a equipe de engenheiros que tinha ajudado a Mclaren ganhar os títulos na F1 agora se dedicasse a batê-los em Le Mans. Após passar 24 horas de testes em Paul Ricard, a equipe volta La Sarthe cheia de confiança para um bom desempenho.
Um Porsche ganhou a Prova, mas não o de fábrica, a honra coube ao TWR Porsche WSC95 pilotado por Davy Jones/Manuel Reuter/Alexander Wurs. Este carro tinha sido originalmente projetado para a categoria IMSA na América do Norte. Indicados para Le Mans na categoria protótipos, pertencia a equipe Joest, que levou o carro à vitória, batendo os GTs. Poucas vezes um modelo hibrido foi tão competitivo em LM, a Reinhold Joest resgatou um antigo chassi TWR, instalou nele um motor do Porsche 962 e cobriu o conjunto com uma carroceria spyder. O carro surpreendeu os favoritos e venceu.
É utilizado pela primeira vez pela equipa Nissan o uso do GPS (Global Positioning System). A partida de Futebol Escócia/Inglaterra pelo Euro 96 obriga a antecipação da largada, do tradicional horário das 16 horas para as 15 horas, sob pena da televisão não poder transmitir a prova.
O austríaco Alexander Wurz, um dos pilotos do TWR-Porsche que venceu a prova é o mais jovem vencedor de Le Mans com 22 anos de idade. Estreia do Porsche 911 GT1, que participa com 2 carros que terminam em 2º e 3º , o segundo colocado no geral é também o primeiro na categoria LM GT1. Hans Stuck/Thierry Boutsen/Bob Wollek venceram na categoria e derrotaram os outros carros da GT1, incluindo a Mclaren.
Uma surpresa agradável veio de Erik van de Poele que ao volante de um Ferrari 333 SP faz a melhor volta da prova, facto que não acontecia com a fábrica de Maranello desde 1963 com John Surtees.
Um Porsche 911GT2 ganhou na sua categoria, o trio de pilotos que se revezaram no volante do bólido alemão foram Guy Martinolle/Ralf Kelleners/Bruno Eichmann.
Classificação geral
1 LMP1 7 Davy Jones/Alexander Wurz/Manuel Reuter - TWR Porsche WSC-95 G 354
2 GT1 25 Hans Joachim Stuck/Thierry Boutsen/Bob Wollek - Porsche 911 GT1 M 353
3 GT1 26 Karl Wendlinger/Yannick Dalmas/Scott Goodyear - Porsche 911 GT1 M 341
4 GT1 30 John Nielsen/Dr. Thomas Bscher/Peter Kox - McLaren F1 GTR G 338
5 GT1 34 Pierre-Henri Raphanel/Lindsay Owen-Jones/David Brabham - McLaren F1 GTR M 335
6 GT1 29 Andy Wallace/Olivier Grouillard/Derek Bell - McLaren F1 GTR G 328
7 LMP1 5 Henri Pescarolo/Franck Lagorce/Emmanuel Collard - Courage C36 M 327
8 GT1 39 Nelson Piquet/Johnny Cecotto/Danny Sullivan - McLaren F1 GTR M 324
9 GT1 33 Ray Bellm/James Weaver/JJ Lehto - McLaren F1 GTR M 323
10 GT1 48 Price Cobb/Shawn Hendricks/Mark Dismore - Chrysler Viper GTS-R M 320

Nenhum comentário:

Postar um comentário