domingo, 20 de maio de 2018

1998 - Porsche Vence no Cinquentenário da Marca

24 Horas de Le Mans - A Porsche teve que esperar três anos para os GT1 conseguirem a vitória que seus criadores tinham previsto. A vitória veio para o Porsche 911 GT1 de Allan McNish, Laurent Aiello e Stéphane Ortelli. A terceira tentativa deu certa e rendeu uma vitória na geral frente a concorrência bastante qualificada, do porte de Mercedes, BMW, Toyota e Nissan. Este foi o ano em que toda a fábrica da Porsche estava envolvida na comemoração dos cinqüenta anos da marca. Existia uma enorme pressão sobre o departamento de competições para levar a Stuttgart o troféu de Le Mans. Mas as coisas não andavam muito bem. Os carros GT1-Evo não conseguiram terminar a prova no ano anterior nem mostrar um desempenho digno de menção durante a temporada de 1997. A ordem foi construir um carro totalmente novo e torna-lo competitivo em poucos meses. Surgia o 911 GT1-98.
A grande promessa para a prova eram os Toyota GT-One, que apresentavam resultados impressionantes no início da temporada. Porsche e Toyota voltaram a se enfrentar, exatamente como havia acontecido quatro anos antes.
Depois de 43 anos regressam os protótipos da Mercedes-Benz, o modelo é o CLK GTR com monocoque em fibra de carbono, motor aspirado baseado no bloco utilizado pelos S-500 e SL-500 com travões em carbono, o qual faz a Pole por intermédio de Bernd Schneider. Os veículos dominaram completamente o campeonato mundial de GT em 98, inclusive à frente do Porsche GT1-98, porém em LM não conseguiram completar sequer três horas de corrida. Além da Toyota e da Mercedes, havia ainda a oposição dos alemães da BMW, os japoneses da Nissan e os americanos da Panoz.
O ano de 1998 ficou marcado como um ano de grande desenvolvimento por parte das equipes. Porsche e Mercedes-Benz apresentaram protótipos, para competir na classe GT1 e LMP. A Toyota lançou três novos protótipos nomeados Toyota GT-One, para competirem na classe GT1, enquanto que a BMW em conjunto com a equipe WilliamsF1, direcionou seus protótipos para competirem na classe LMP, denominados BMW V12 LM. Nissan reteve 4 de seus novos modelos denominados R390 GT1, para competirem pela classe GT1, enquanto que a montadora Panoz, em associação com a Ford, mandou 2 protótipos para representarem os EUA, denominados Esperante GTR-1.
Foi uma das 24 horas mais interessantes de todos os tempos. Uma tempestade durante a madrugada mudou todas as estratégias e fez com que as equipes revissem todos os seus cálculos. Ao amanhecer, o tempo tinha se firmado e a pista estava seca. Mas os Toyota estavam na liderança. Como nada além da vitória interessava à Porsche naquele ano, a ordem foi pressionar ao máximo a concorrência. Os Porsche e Toyota disputaram arduamente durante toda manhã, até que o último GT-One cometesse um erro a quarenta minutos do fim da prova. Allan Mcnisch/Laurent Aiello/Stéphane Ortelli superaram os adversários e deram à décima sexta vitória da Porsche na classificação geral em LM. A bandeirada foi dada pelo próprio Ferry Porsche, no cinqüentenário da marca que ele criou junto com o pai Ferdinand.
O Porsche 911 GT1 venceu e obtém também a dobradinha, o 2ª lugar foi conquistado pelo trio Jörg Müller/Uwe Alzen/Bob Wollek.
Morre aos 73 anos, Olivier Gendebien, que vencera em 1958, 1960 1961e 1962, tinha terminado a carreira de piloto em 1962 devido a um aneurisma. Junto com Jacky Ickx, Henri Pescarolo e Woolf Barnato, formava o quarteto dos pilotos que conseguiram vencer 3 vezes consecutivas, um dos maiores feitos em Le Mans. Posteriormente Tom Kristensen, Frank Biella e Emanuelle Pirro igualaram o feito.
Na categoria dos protótipos a vitória foi para o Ferrari 333 SP que consegue a 8ª posição por meio da equipe americana Doyle-Risi Racing que contava com o sul-africano Wayne Taylor, o belga Eric van de Poele e o espanhol Fermín Velez.
Classificação geral
1 GT1 26 Laurent Aïello/Allan McNish/Stéphane Ortelli - Porsche 911 GT1-98 M 351
2 GT1 25 Jörg Müller/Uwe Alzen/Bob Wollek - Porsche 911 GT1-98 M 350
3 GT1 32 Aguri Suzuki/Kazuyoshi Hoshino/Masahiko Kageyama - Nissan R390 GT1 B 347
4 GT1 40 Steve O'Rourke/Tim Sugden/Bill Auberlen - McLaren F1 GTR P 343
5 GT1 30 John Nielsen/Michael Krumm/Franck Lagorce - Nissan R390 GT1 B 342
6 GT1 31 Jan Lammers/Érik Comas/Andrea Montermini - Nissan R390 GT1 B 342
7 GT1 45 David Brabham/Andy Wallace/Jamie Davies - Panoz Esperante GTR-1 M 335
8 LMP1 12 Wayne Taylor/Eric van de Poele/Fermín Velez - Ferrari 333 SP P 332
9 GT1 27 Ukyo Katayama/Toshio Suzuki/Keiichi Tsuchiya - Toyota GT-One M 326
10 GT1 33 Satoshi Motoyama/Takuya Kurosawa/Masami Kageyama - Nissan R390 GT1 B 319

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