24 Horas de Le Mans
A Porsche ganhou outra vez em 1997 com o protótipo WSC95, novamente batendo os favoritos GTs de fábrica, que contavam com os tanques de 120 litros. Com a mesma equipe, o mesmo carro e o mesmo número do ano anterior, mas com novas cores e novos pilotos, o TWR-Porsche da equipa Joest conseguiu vencer depois de fazer a Pole Position com Alboreto e a volta mais rápida em corrida com Kristensen.
A corrida começou movimentada, com o TWR Porsche nº 7 deixando-se ultrapassar pelo Porsche GT1 nº 25, ainda na primeira volta, um Nissan passa para segundo em plena reta Mulsanne, jogando o nº 7 para o terceiro posto. O TWR recupera a segunda posição na segunda volta, na mesma reta Mulsanne, e o GT1 nº 26 passa a atacar os líderes, conseguindo colocar-se em 3º e posteriormente em 2º.
Os dois carros de fábrica ditariam o ritmo de corrida, seguidos dos Mclaren e o TWR, após um inicio bom, os Nissan cairiam na classificação.
O Mclaren de Nelson Piquet chegaria a liderar a prova na segunda hora de corrida, mas sofreria uma pane elétrica que atrapalharia irremediavelmente a equipe. O TWR sofreu um toque, o que o obrigou a parar no Box e trocar o capô dianteiro do carro, caiu para a 4ª posição e depois forçou o ritmo para alcançar os primeiros colocados.
Os dois GT1-EVO, tripulados por Bob Wollek/Hans Stuck/Thierry Boutsen e Yannick Dalmas/Emmanuel Collard/Ralf Kelleners se firmaram nos dois primeiros lugares, sem sofrerem ameaças. Tudo funcionou perfeitamente para a Porsche até as 7 horas da manhã. Foi quando Wollek teve a suspenção quebrada e teve que parar. Dalmas/Collard/Kelleners assumiram a liderança, mas cinco horas depois uma bomba de óleo rompida provocou um vazamento seguido de incêndio. A liderança então passou para o TWR Porsche WSC95, que usou uma estratégia de ataque para pressionar os ponteiros e forçar o ritmo ocasionando problemas, o que realmente aconteceu.
Estreia do carro americano Panoz. Os 3 carros americanos que iniciaram a prova abandonam. Além disso, houve também a estréia do modelo GT1 da Nissan estes que conseguem o 12º lugar.
A porsche ainda consegue vencer na classe GT2 com os pilotos Michel Neugarten/Jean Claude Lagnieur/Guy Martinolle conduzindo um modelo 911GT2.
O circuito sofre a décima primeira alteração para os 13.605 km.
Classificação geral
1 LMP 7 Michele Alboreto/Stefan Johansson/Tom Kristensen - TWR Porsche WSC-95 G 361voltas
2 GT1 41 Jean-Marc Gounon/Pierre-Henri Raphanel/Anders Olofsson - McLaren F1 GTR M 360 voltas
3 GT1 43 Peter Kox/Roberto Ravaglia/Eric Hélary - McLaren F1 GTR M 358 voltas
4 LMP 13 Didier Cottaz/Jérôme Policand/Marc Goossens - Courage C41 M 336 voltas
5 GT1 33 Pedro Lamy/Armin Hahne/Patrice Goueslard - Porsche 911 GT1 M 331 voltas
6 LMP 3 Gianpiero Moretti/Didier Theys/Max Papis - Ferrari 333 SP Y 321 voltas
7 LMP 8 Henri Pescarolo/Jean-Philippe Belloc/Emmanuel Clerico - Courage C36 M 319 voltas
8 GT1 27 Pierluigi Martini/Christian Pescatori/Antônio Hermann - Porsche 911 GT1 P 317 voltas
9 GT2 78 Michel Neugarten/Guy Martinolle/Jean-Claude Lagniez - Porsche 911 GT2 D 307 voltas
10 GT2 74 André Ahrle/Andy Pilgrim/Bruno Eichmann - Porsche 911 GT2 M 306 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário