sábado, 26 de maio de 2018

2000 - A Audi começa a fazer história

24 Horas de Le Mans.
Depois da corrida de 1999, a maioria dos fabricantes nas categorias principais foram em direções diferentes. BMW e Toyota entraram na Fórmula Um, enquanto Mercedes-Benz deixou a categoria após o acidente das CLR, retornando para o DTM. A Nissan também saiu devido a dificuldades financeiras. Apenas Audi e Panoz permaneceram as mesmas em relação ao ano anterior, enquanto a recém-chegada Cadillac juntou-se a categoria.
A Audi inscreve 3 carros e os mesmos obtém as 3 primeiras posições no grid de largada, fazem a melhor volta da prova e terminam nos 3 primeiros lugares. Sua mecânica é Audi V8 de 3600cc, 2 turbos Garret, carroceria, freio e chassi em carbono, câmbio Ricardo sequencial, 6 marchas, pneus Michelin e faróis de gás xenon. A vitória coube a Frank Biela, Emanuele Pirro e Tom Kristensen.
Após 50 anos retorna a Le Mans a Cadillac com 4 carros denominados Cadillac Northstar LMP. O Northstar tem chassis em fibra de carbono, pesa 900kg, motor V-8 biturbo de 3997cc, 600hp, câmbio "Emco" sequencial de 6 marchas, e velocidade de 340km/hora.
Os Corvettes voltam a participar das 24 horas com os modelos C5R, que usam motor V8 e 6980cc. Potência ao redor de 600hp.
Um juri de jornalistas especializados elege Jacky Ickx como "O piloto do século XX em Le Mans, o Porsche 917K como o carro do século XX de Le Mans e a corrida de 1988 como a corrida do século XX de Le Mans", quando a Jaguar venceu, interrompendo uma sequência de 7 vitórias seguidas da Porsche.
O Porsche GT3R nº 73 conquista para a casa de Stuttgart mais uma de suas numerosas vitórias nas categorias menores. A equipe japonesa Taisan Advan contou com os pilotos Fukuyama/Lambert/Yogue para vencer a dura concorrência da própria fábrica. Outra equipe forte na categoria que utilizava um Porsche 911 GT3R nº 83 era a de Dick Barbour com os pilotos Dirk Miller/Bob Wollek/Lucas Luhr.
Classificação Geral
1 LMP900 8 Frank Biela/Tom Kristensen/Emanuele Pirro - Audi R8 M 368 voltas
2 LMP900 9 Laurent Aïello/Allan McNish/Stéphane Ortelli - Audi R8 M 367 voltas
3 LMP900 7 Christian Abt/Michele Alboreto/Rinaldo Capello - Audi R8 M 365 voltas
4 LMP900 16 Olivier Grouillard/Sébastien Bourdais/Emmanuel Clerico - Courage C52 M 344 voltas
5 LMP900 12 Johnny O'Connell/Hiroki Katoh/Pierre-Henri Raphanel - Panoz LMP-1 M 342 voltas
6 LMP900 23 Toshio Suzuki/Masami Kageyama/Masahiko Kageyama - Panoz LMP-1 M 340 voltas
7 GTS 51 Dominique Dupuy/Olivier Beretta/Karl Wendlinger - Chrysler Viper GTS-R M 333 voltas
8 LMP900 22 Keiichi Tsuchiya/Akira Iida/Masahiko Kondo - Panoz LMP-1 M 330 voltas
9 GTS 53 David Donohue/Ni Amorim/Anthony Beltoise - Chrysler Viper GTS-R M 328 voltas
10 GTS 64 Franck Fréon/Andy Pilgrim/Kelly Collins - Chevrolet Corvette C5-R G 327voltas

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