24 Horas de Le Mans -
O ano de 1999 ficou marcado como um ano de grande impulso por parte das equipes. Porém,a equipe alemã Porsche, vitoriosa nas 24h de Le Mans de 1998 pela classe GT1, não chegou a enviar nenhum carro de fábrica para competição.
A equipe BMW continuou disputando corridas pela classe LMP, tendo agora modificado os seus protótipos, renomeando-os para BMW V12 LMR. Foi a primeira vitória completa da BMW atravéz do modelo V12 LMR aspirado, pilotado pelo alemão Joachim Winkelhock, pelo italiano Pierluigi Martini e pelo francês Yannick Dalmas. Um motor BMW havia ganhado em 1995, equipando o Mclaren F1GTR.
A equipe Mercedes-Benz, porém, não manteve o carro utilizado ano anterior, a Mercedes CLK-LM, mas sim lançou um novo protótipo denominado Mercedes CLR para competir na classe LMGTP. Os Mercedes em nova versão, o CLR, tiveram problemas de pressão aerodinâmica em altas velocidades. No Warm-Up, Peter Dumbreck e Mark Webber sofrem sérios acidentes nas quais o carro voa literalmente, entre ameaças de abandonar a prova, a Mercedes decidiu que podia contornar os problemas e decidiu participar somente com dois carros. Na prova, Dumbreck vinha perseguindo um Toyota GT One quando o veículo novamente levantou vôo como uma folha de papel, após o carro cair fora da pista o piloto saiu consciente do carro, porém, a direção da equipe teve que pedir ao outro carro para desistir da disputa por motivos de segurança.
Com as novas regulamentações criadas para a competição, a equipe Toyota reteve três de seus Toyota GT-One realizando modificações nos veículos em conformidade com a nova regulamentação, movendo os da classe GT1 para a classe LMGTP. Esta foi a segunda e última participação do Toyota GT One. Desta vez fazem a pole, a volta mais rápida e o melhor carro obtém o segundo lugar, depois de liderar até próximo da hora de chegada, quando tem problemas e é obrigado a ir aos boxes. Mesmo voltando rapidamente, não consegue alcançar o BWM vencedor.
A equipe Audi anunciou o lançamento de dois protótipos: Um para classe LMGTP, denominado Audi R8C e outro para classe LMP denominado Audi R8R. Nesta primeira participação da Audi, largaram com quatro modelos, sendo dois spyders R8R e dois cupês R8C. Os R8R conseguem a terceira e quarta colocações enquanto os dois outros carros da equipe ficam no meio do caminho com quebras mecânicas.
Nissan e Panoz não anunciaram nenhum protótipo para a classe LMGTP, mas sim para classe LMP.
O Porsche 911 GT3R foi introduzido especialmente em corridas de longa distância de todo o mundo e se mostraria bem sucedido. Na Le Mans de 1999 um GT3R da equipe Manthey ficou em segundo na categoria e ocupou a 19ª posição na classificação geral.
Classificação final
1 LMP 15 Joachim Winkelhock/Pierluigi Martini/Yannick Dalmas - BMW V12 LMR 365 voltas
2 LMGTP 3 Ukyo Katayama/Keiichi Tsuchiya/Toshio Suzuki - Toyota GT-One 364 voltas
3 LMP 8 Frank Biela/Didier Theys/Emanuele Pirro - Audi R8R 360 voltas
4 LMP 7 Michele Alboreto/Rinaldo Capello/Laurent Aïello - Audi R8R 346 voltas
5 LMP 18 Thomas Bscher/Bill Auberlen/Steve Soper - BMW V12 LM 345 voltas
6 LMP 13 Alex Caffi/Andrea Montermini/Domenico Schiattarella - Courage C52 342 voltas
7 LMP 12 David Brabham/Éric Bernard/Butch Leitzinger - Panoz LMP-1 Roadster 336 voltas
8 LMP 21 Didier Cottaz/Marc Goossens/Fredrik Ekblom - Courage C52 B Nissan 335 voltas
9 LMP 14 Henri Pescarolo/Michel Ferté/Patrice Gay - Courage C50 327 voltas
10 GTS 51 Olivier Beretta/Karl Wendlinger/Dominique Dupuy - Chrysler Viper GTS-R 325 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário