Dia 26 de Maio ás 16 horas. No circuito permanente de La Sarthe, próxima à cidade de Le Mans, na França, iniciava-se a primeira edição da competição automobilística que haveria de atingir um prestígio inimaginável, seja para os seus organizadores, seja para os poucos espectadores que a presenciaram. Para além dos Bugatti, Bentley, Delage e Amilcar, marcas que ainda hoje existem ou são facilmente lembradas por alguns, muitas outras são perfeitamente estranhas à maioria dos aficionados atuais: Chenard & Walcker (que venceu fazendo a dobradinha), Bignan, Excelcior, Lorraine Dietrich, Berliet (mais conhecida por seus caminhões), Rolland-Pillan, Brasier, Georges Irat, Corre-la-Licorne, Vinot-Deguingard, SARA, Salmson e Ford-Montier (esta, lógico, conhecida pela metade).
Com o número nove pintado em sua carroceria, e após 24 horas de prova, seria conhecido o primeiro vencedor da corrida: o Chenard & Walcker pilotado por André Lagache e René Leonard.
A corrida foi criada pela iniciativa de Charles Durand, Emile Coquile, Charles Faroux e outros. A idéia é uma prova de resistência de 24 horas, onde as diversas marcar poderiam testar a durabilidade de seus bólidos. Foi usado um circuito de estradas com 17.262 km, na região de Le Mans, capital do departamento de Sarthe.
A competição acaba se chamando “Grand Prix D’Endurance de 24 Heures – Coupe Rudge-Whitworth” (Grande Prêmio de 24 horas – Copa Rudge-Whitworth). Posteriormente, é consagrado o nome de “24 Horas de Le Mans”. A organização coube ao “Automobile Club de L’Ouest”, entidade fundada em Janeiro de 1906 e que até hoje promove a corrida. Neste ano, 1923, é realizada a primeira edição, com a participação de 33 concorrentes. Os vencedores são os franceses André Lagache e René Leonard, que pilotaram um carro francês “Chenard & Walcker Sport”, com 4 cilindros e 2978 cc, equipado com pneus Michelin. A velocidade média dos vencedores foi de 92,064km/h e a distância percorrida foi de 2.209,536km.
Nesta primeira edição, os favoritos da corrida eram os Lorraine-Dietrich, mas falharam rotundamente. Todas as equipes são francesas, com exceção da Bentley, inglesa. A maioria dos concorrentes usam motores de 4 ou 6 cilindros em linha. O SARA com o nº 31 dos franceses Francois Piazzoli e Andre Marandet é o primeiro caso de abandono da prova na história das “24 horas de Le Mans” e o motivo foi um acidente após 22 quilômetros de corrida.
Classificação Final
1 3.0 9 André Lagache/René Léonard - Chenard et Walcker Sport 128 voltas
2 3.0 10 Raoul Bachmann/Christian d'Auvergne - Chenard et Walcker Sport 124 voltas
3 2.0 23 Paul Gros/Raymond de Tornaco - Bignan 11HP Desmo Sport 120 voltas
4 3.0 8 John F. Duff/Frank Clement - Bentley 3 Litre Sport 112 voltas
5 2.0 24 Philippe de Marne/Jean Martin - Bignan 11HP Commercial 112 voltas
6 8.0 1 André Dills/Nicolas Caerels - Excelsior Albert 1er 112 voltas
7 3.0 11 Fernand Bachmann/Raymond Glaszmann - Chenard & Walcker Tourisme 110 voltas
8 5.0 7 Gérard de Courcelles/André Rossignol - Lorraine-Dietrich B3-6 108 voltas
9 8.0 2 Gonzaque Lécureul/"Flaud" - Excelsior Albert 1er 106 voltas
10 1.5 28 Max de Pourtealés/Sosthene de la Rochefoucauld - Bugatti Brescia 16S 104 voltas
Excelente... Parabéns !!
ResponderExcluir