domingo, 17 de março de 2013

1925 – Finalmente a Vitória da Lorraine

24 Horas de Le Mans 1925

Em 1923, os Lorraine eram os favoritos, mas falharam, no ano seguinte perderam por pouco, conquistando o segundo e o terceiro postos. Em 1925, finalmente ganharam e, melhor ainda, colocaram outro carro em terceiro.
Nesta edição, faz-se a estréia de um tipo de partida que haveria de se tornar um emblema das 24 horas de Le Mans. Junto aos boxes, os carros estão estacionados em diagonal de 45 graus, com motor parado e capota baixada; do outro lado da pista estão os pilotos alinhados, cada um em frente ao seu carro. Ao baixar a bandeira de largada, os pilotos correm para os seus carros, sobem as capotas, tomam o seu lugar ao volante e arrancam. Adota-se, assim, a partida tipo “Le Mans”, carros parados em forma de espinha de um lado da pista, e de outro lado os pilotos, que ao sinal atravessam a pista, ligam os seus motores e partem, iniciando-se a prova.
A Bentley, animada pela vitória do ano anterior, participa pela primeira vez com uma equipe de fábrica. Entretanto, nenhum dos dois carros consegue chegar ao final da prova, desastre total!
Sendo assim, a Lorraine ganha pela primeira vez. Foi a primeira vitória de um carro com motor de 6 cilindros, o La Lorraine foi pilotado pelos franceses Gerard de Courcelles e Andre Rossignol. Um Chrysler vindo dos Estados Unidos e cinco equipes italianas dão o 1º sentido internacional à competição.
Registra-se as primeiras mortes na prova: Andre Guilbert nos treinos, e Mario Mestivieri na corrida.
Classificação geral
1 5.0 5 Gérard de Courcelles/André Rossignol - Lorraine-Dietrich B3-6 129 voltas
2 3.0 16 Jean Chassagne/Sammy Davis - Sunbeam Sport Le Mans 125 voltas
3 5.0 4 "Stalter"/Éduoard Brisson - Lorraine-Dietrich B3-6 124 voltas
4 2.0 29 Tino Danieli/Mario Danieli - O.M. Tipo 665 Superba 119 voltas
5 2.0 30 Giulio Foresti/Aimé Vassiaux - O.M. Tipo 665 Superba 119 voltas
6 3.0 11 Louis Wagner/Charles Flohot - Ariés 3-Litre 119 voltas
7 2.0 23 Jean de Marguenat/Louis Sire - Rolland-Pilain C23 Super Sport 117 voltas
8 1.5 41 Louis Balart/Robert Doutrebente - Corre La Licorne W15 110 voltas
9 1.5 42 W. Lestienne/Robert Lestienne - Corre La Licorne W15 109 voltas
10 1.1 50 Raymond Glaszmann/Manso de Zuniga - Chenard et Walcker Tank 109 voltas

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