segunda-feira, 25 de março de 2013

1930 – Bentley Six Speed

24 Horas de Le Mans 1930
Entre os carros históricos de Le Mans, o inglês Bentley Six Speed destaca-se por vencer duas edições (1929 e 1930) e pela dobradinha alcançada neste ano.
O primeiro grande campeão de Le Mans foi Woolf Barnato, que com este triunfo, vencia a prova três vezes.
Os Bentley Boys acabam em 1930, quando ao final do ano a fábrica inglesa se retira das competições. A lenda dos Bentley Boys, no entanto, continuou. Com efeito, a construtora foi campeã em Le Mans no anos de 1924, 1927, 1928, 1929, 1930.
Registra-se a primeira participação feminina na prova, as francesas Marguerite Mareuse e Odette Siko conduziram um Bugatti T40 e conseguiram terminar a corrida em sétimo lugar.
A nota triste é que neste ano foi batido o recorde negativo de participantes, somente 17 carros, o menor em toda a história da competição.
É a última das quatro vitórias consecutivas da Bentley, desta vez com Barnatto e Glen Kidston. Mesmo abandonando Le Mans no ano seguinte, a marca Bentley se tornou uma das mais míticas da competição, com cinco vitórias até aquela data.

Classificação Geral
1 8.0 4 Woolf Barnato/Glen Kidston - Bentley Speed Six "Old Number One" - 179 voltas
2 8.0 2 Frank Clement/Richard Watney - Bentley Speed Six - 173 voltas
3 3.0 15 Brian E. Lewis/Hugh Eaton - Talbot AO90 - 162 voltas
4 3.0 16 Johnny Hindmarsh/Tim Rose-Richards - Talbot AO90 - 160 voltas
5 2.0 23 Lord Howe/Leslie Callingham, Alfa Romeo 6C 1750GS - 159 voltas
6 1.5 24 Kenneth Peacock/Sammy Newsome - Lea-Francis Hyper S-Type - 140 voltas
7 1.5 25 Marguerite Mareuse/Odette Siko - Bugatti Type 40 - 132 voltas
8 1.1 27 Jean-Albert Grégoire/Fernand Vallon - Tracta A28, 128 voltas
9 1.1 26 Roger Bourcier/Louis Debeurgny - Tracta A28 - 123 voltas
10 5.0 8 Dr. Dudley Benjafield/Giulio Ramponi - Bentley Blower C - 144 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário